De acordo com dados divulgados pelo instituto Paraná Pesquisas, 56,1% da população do Rio de Janeiro desaprova o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no combate ao tráfico de drogas.
Entre os entrevistados, 45% classificam a atuação de Lula como “péssima” e 11,1% como “ruim”. Outros 26,5% consideram o desempenho regular, enquanto apenas 14,2% avaliam como bom (8,3%) ou ótimo (5,9%).
A pesquisa foi realizada após as declarações do presidente, que afirmou que o traficante é “vítima do usuário”, e também na esteira da megaoperação policial conduzida pelo Governo do Rio de Janeiro, amplamente discutida nas últimas semanas.
O levantamento mostra ainda que a megaoperação recebeu aprovação de 70% da população, demonstrando amplo apoio às ações de segurança pública.
Além disso, 67,9% dos entrevistados afirmaram ser favoráveis à realização de mais operações policiais para proteger a população dos criminosos.
Um levantamento paralelo, realizado pelo AtlasIntel, revelou índices ainda mais expressivos: entre os moradores de favelas do Rio, 87,6% disseram aprovar a megaoperação.
Com informações do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Portal Diário do Poder.



