quinta-feira, maio 16, 2024
InícioGeralServidores não concursados podem ser efetivados através de concurso interno, diz STF

Servidores não concursados podem ser efetivados através de concurso interno, diz STF

Com base na decisão do STF, o SINSP fez a solicitação ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte em favor de servidores públicos não concursados.

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) protocolou ofício à governadora solicitando que o Estado realize urgentemente concurso interno para que servidores não concursados sejam efetivados no cargo público que ocupam.

Essa é uma importantíssima medida a ser tomada para resguardar as servidoras e servidores que estão sendo obrigados a se aposentar compulsoriamente após decisão do Tribunal de Contas do Estado.

A solicitação tem como base decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 24 de outubro de 2023. A recente decisão dos ministros da Segunda Turma da Corte traz a possibilidade da transformação da função pública em cargo público para o servidor que for aprovado em concurso público interno. (Veja a decisão abaixo)

Com a decisão do STF, o Estado pode realizar um processo seletivo interno sem nenhum prejuízo a qualquer outro candidato, pois não há vaga disputa de cargo vago, sendo o concurso interno voltado para o servidor já estabilizado na vaga em que ocupa no serviço público, buscando sua efetividade.

Essa é mais uma ação do SINSP para proteger as servidoras e servidores não concursados. Na última semana, o SINSP acionou a Justiça para derrubar a decisão do TCE.

Veja a decisão do STF – Decisão STF

Veja o ofício do SINSP – OFICIO GOVERNADORA CONCURSO INTERN

Com informações do portal SINSP/RN

NOVO BANNER DA CAMARA DE FEVEREIRO

1 COMENTÁRIO

  1. Palhaçada! Cargo publico tem que ser ocupado mediante CONCURSO PUBLICO aberto para todos participarem e nao apenas para quem teve a sorte de conseguir uma indicação ou quem vendeu voto em troca de emprego publico!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias