quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioPolíticaNova pesquisa traz dor de cabeça a Lula e ao PT

Nova pesquisa traz dor de cabeça a Lula e ao PT

Partido dos Trabalhadores, de acordo a pesquisa, pode ficar sem candidato a prefeito nas quatro principais capitais brasileiras.

O novo levantamento da Paraná Pesquisas nas capitais do país revelou mais um grande problema para Lula e o PT. Em Salvador, cidade fincada o Estado que lhe deu 70% dos votos em 2022, o partido pode ser obrigado a não lançar candidato em 2024.

Lutando para formar a base de apoio no Congresso Nacional, o presidente tenta angariar os votos do União Brasil – que tem dois ministros em seu governo. Agora, vê o partido de direita liderar solidamente com dois nomes na pesquisa: Bruno Reis, atual prefeito, e ACMNeto, o antigo comandante da prefeitura.

Os dois, aliás, criatura e criador (ACM alçou Bruno ao cargo), têm estado numa situação constrangedora.  ACMNeto vai melhor nas pesquisas que o seu antigo vice.

Quando seu nome foi apresentado aos eleitores pela Paraná Pesquisas, 60% dos soteropolitanos dizem votar no partido. Quando Bruno Reis é colocado como candidato natural à reeleição, 38% votariam na legenda.

LEIA TAMBÉM: Boa parceria com o Governo de Fábio Mitidieri é destacada por Juca

Nesse contexto, o PT ficou órfão em Salvador – nenhum candidato competitivo – e, Lula, que á aprovado por 67% dos baianos, está sendo pressionado a abrir mão de lançar um nome em Salvador para garantir o apoio do União Brasil e aprovar matérias na Câmara e no Congresso.

A situação em Salvador se assemelha a de outras três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nessas importantes capitais, como mostrou a coluna, o PT não deve ter candidato e apoiará nomes de outros partidos. Isso, para pagar não só a conta da “frente ampla” que elegeu Lula em 2022, mas para garantir a tal da governabilidade.

Assim, Lula pode até ser beneficiado de alguma forma, mas o PT vai minguando cada vez mais nas principais capitais do país.

PS – O instituto de pesquisa – apenas lembrando, leitores – foi o que chegou mais perto do resultado oficial das eleições presidenciais de 2022.

Com informações do portal Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade