quinta-feira, dezembro 26, 2024
InícioLaranjeirasLambe-Sujos e Caboclinhos: Gestores Municipais e Líderes dos Grupos Folclóricos preparam últimos...

Lambe-Sujos e Caboclinhos: Gestores Municipais e Líderes dos Grupos Folclóricos preparam últimos detalhes do evento

Em encontro realizado na manhã dessa terça, 03, Gestores Municipais e Líderes dos Lambe-Sujos e Caboclinhos ajustam os últimos detalhes para realização da grande festa folclórica.

A Prefeitura de Laranjeiras por meio da Secretaria de Cultura e Turismo juntamente com os líderes e brincantes dos Lambe-Sujos e Caboclinhos organizam os detalhes da realização folguedo mais esperado do ano.

A grande Festa Folclórica é uma das manifestações culturais mais aguardados pelo povo laranjeirense e, sem dúvidas, o folguedo Lambe-sujos e Caboclinhos, que este ano acontecerá nos dias 07 e 08 de outubro. E a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vem se empenhando para, mais uma vez, o evento ter o sucesso do ano passado.

“O evento requer uma logística enorme no tocante a segurança, saúde (SAMU), vendas (com comerciantes informais), organização de trânsito, estrutura, etc, e tudo para que nossa população e turistas tenham a melhor edição do Lambe-sujos e Caboclinhos”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Placido Lyra.

Considerada a maior peça teatral ao ar livre do Brasil, o folguedo Lambe-sujos e Caboclinhos já começa no sábado com um negro e um caboclinho pedindo esmolas na feira para feitura da tradicional feijoada, e com a concentração de milhares de pessoas pelas praças e ruas da cidade. Aguardando a alvorada, às 4h da manhã do domingo, horário que se dá início ao evento.

Com isso, os brincantes participam de uma encenação que é a luta entre negros e indígenas. Os Lambe-Sujos têm como indumentárias short, gurita vermelhos, e se pintam com carvão, mel cabaú e/ou xadrez preto, enquanto que os Caboclinhos se pintam com tinta marrom-terra e vestem roupas indígenas como cocares.

Após a alvorada os participantes saem pelas ruas da cidade em horários como 10h e 14h, cantando e tocando instrumentos musicais como atabaques, tambores e cuícas, dando um verdadeiro show de percussão. Chegada a hora do combate, às 16h, os Caboclinhos enfrentam os negros para tomar as suas rainha e princesa que foram raptadas pelos negros durante um dos encontros nos cortejos pelas ruas da cidade, vencendo os Caboclinhos que passam a escravizar os negros, finalizando a festa.

Com informações da Secult

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade