O objetivo do Detran é reunir diversos órgãos de trânsito estaduais e municipais na prevenção de sinistros de trânsito por meio da educação para o trânsito.
Detran começa a elaborar campanha Maio Amarelo e visita Laranjeiras para ações no Povoado Mussuca. O objetivo é reunir diversos órgãos de trânsito estaduais e municipais na prevenção de sinistros de trânsito por meio da educação para o trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) reuniu-se com gestores da Prefeitura Municipal de Laranjeiras com o propósito de alinhar ações no município relacionadas ao ‘Maio Amarelo’. Aconteceu na sede da prefeitura, na manhã desta segunda-feira, 20. Diante dos temas abordados, uma das ações que fará parte da programação acontecerá pela primeira vez no povoado Mussuca, comunidade quilombola conhecida pelo samba de pareia e pela dança de São Gonçalo.
O Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Assim, o Detran irá realizar uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil e colocar em pauta temas relacionados ao trânsito de forma mais intensificada.
Segundo a coordenadora da Educação para o Trânsito Tissiane Costa, maio é um mês intenso e que requer uma programação no interior e na capital. ‘Laranjeiras é uma das cidades que pretendemos levar palestras educativas, bloquinhos de multas e claro, com a participação dos nossos parceiros como BPRV, BPTRan e o apoio incondicional da gestão municipal’, explica.
De acordo com o representante da Secretaria de Educação, do Desporto e do Lazer Geraldo Vieira, a autarquia pode contar com todo o apoio dos órgãos municipais. ‘Hoje estamos aqui plantando uma semente com representantes não só do Detran, mas da Cultura, Educação, SMTT, a fim de realizarmos um evento em parceria e levando para o público estudantil da Mussuca um alerta sobre a responsabilidade de conduzir um veículo e suas consequências’, alerta.
Com informações da ASN