O vereador Adriano Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Laranjeiras esteve em Brasília na quinta-feira, 23, buscando apoio da bancada sergipana no Congresso Nacional ao Projeto de Lei n.4338/2023 do deputado federal Dr. Otto Alencar Filho, que institui o Programa Emergencial de Fabricação de Amônia e Ureia – PEFAU.
Na ocasião, Adriano aproveitou para contatar os deputados federais Delegada Katarina Feitosa e Josenito Vitale (Nitinho). Como também teve um encontro com o senador Alessandro Vieira.
O que vem a ser PEFAU?
A Lei institui o Programa Emergencial para Fabricação de Amônia e Ureia (PEFAU), pretende subsidiar o preço do gás natural para incentivar a produção desses fertilizantes, garantir o abastecimento no setor agrícola, e ampliar a indústria de fertilizantes nitrogenados no país. O PEFAU terá vigência até 2028 e será coordenado pelos Ministérios de Minas e Energia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A subvenção econômica será limitada a R$ 1,7 anualmente, transferindo a distribuição de gás natural como matéria-prima para a produção de amônia e uréia.
A importância da busca do apoio da bancada sergipana no Congresso Federal é que em nosso estado, há uma produção de fertilizantes nitrogenados que, como sabemos, não consegue manter a constância em sua produtividade, tendo como um dos problemas o alto custo do gás natural. Isso impacta diretamente na arrecadação de impostos e principalmente na empregabilidade da nossa população. E nós, laranjeirenses, vivenciamos de perto com a paralisação da UNIGEL. Por isso é importante que cada parlamentar municipal, pensando no coletivo, cobre o apoio de nossos representantes no Congresso para que o projeto seja aprovado e beneficie nossa população.
Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa