Patrocinador
sábado, agosto 30, 2025
Patrocinador
InícioGeralEmpreendedoras de Laranjeiras e Japaratuba serão capacitadas pelo Governo de Sergipe

Empreendedoras de Laranjeiras e Japaratuba serão capacitadas pelo Governo de Sergipe

A capacitação é fruto da parceria entre a Secretaria do Trabalho com a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe e com o sistema Fecomércio.

Mais de 80 mulheres serão beneficiadas com capacitação em Marketing e Comercialização ofertada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Elas integram grupos associativos nos municípios de Laranjeiras e Japaratuba, que já produzem gêneros alimentícios em uma ação da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Agora, com a iniciativa da gestão estadual, elas avançam em mais uma etapa rumo à autonomia econômica.

A aula inaugural do curso ‘Elas Empreendem’ aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27, no Auditório do Palácio de Justiça. A ideia é que estas mulheres aprendam a precificar, divulgar e vender de forma eficiente os produtos que desenvolvem. O diferencial da ação é que se tratam de mulheres de comunidades quilombolas, muitas delas em situação de vulnerabilidade social.

“Não há outro caminho para o desenvolvimento, a não ser começar pelas pessoas. Nós temos esse trabalho de investir nas pessoas, de investir nas mulheres, de criar autonomia financeira para que elas tenham a sua independência, o seu arbítrio, possam perseguir e construir o caminho que desejarem e assim, quebrar o ciclo de violência. Então, hoje é um dia muito feliz para nós, por sermos também instrumentos desse processo que precisa ser construído por toda a sociedade, para abolirmos a violência contra a mulher e dar à mulher o papel que ela merece de destaque em nossa sociedade”, salientou o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles. 

As mulheres que serão capacitadas já produzem na Fábrica de chocolates Mussuca, em Laranjeiras, e em Japaratuba; são diversos os produtos, de doces a temperos, oriundos da fábrica Delícias do Quilombo, no povoado Patioba. A criação das duas unidades teve participação direta da coordenadoria da Mulher e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de apoio dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) dos municípios.

Para a juíza Jumara Porto, coordenadora da Mulher do TJSE, a nova ação proposta pela Secretaria do Trabalho vem para fortalecer a independência e a prosperidade dessas mulheres. “O secretário sugeriu primeiro ensiná-las a venderem esses produtos, a comercializar, que isso é muito difícil, e também para colocar os produtos no mercado. Tenho certeza que com a ajuda da Secretaria do Trabalho e da Fecomércio a gente vai conseguir fazer isso”, pontuou a juíza. 

Sueli Leite é uma das mulheres integrantes da fábrica Delícias do Quilombo, que produz doces, cocadas, bolos entre outros produtos. Ela conta que está animada com as novas perspectivas abertas a partir da capacitação que elas receberão.

“A nossa expectativa é muito boa, de transportar as nossas delícias em todas as comunidades, em todas as cidades, para outro estado, até para fora do Brasil. Para a gente, é muito importante aprender marketing, para mostrar às pessoas o quanto é bom esse empreendimento dos doces, da delícia do nosso quilombo”, comentou a empreendedora.

A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, e também do presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac Marcos Andrade e do diretor Regional do Senac, Nilson Lima.

Fonte: Governo de Sergipe

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Laranjeiras paga servidores nesta sexta, 31

BANNER 2 DE JANEIRO DE 2025

banner da Câmara de janeir0 2025

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade