Banner do Patrocinador
quarta-feira, abril 30, 2025
Banner do Patrocinador
InícioLaranjeirasPetrobras está próxima de retomar fábricas de fertilizantes de Laranjeiras (SE) e...

Petrobras está próxima de retomar fábricas de fertilizantes de Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA)

A Petrobras negocia desde 2023 a retomada de controle de ativos na Bahia e Sergipe que hoje são operados pela Unigel.

O diretor-executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, disse nesta 5ª feira (27.fev.2025) que a petroleira estatal está próxima de retomar as Fafens (fábricas de fertilizantes) de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE). Atualmente, as fábricas são operadas pela Unigel.

Em conversa com jornalistas, o executivo declarou que as tratativas com a petroquímica têm avançado, mas que o negócio ainda depende de uma análise econômico-financeira dos ativos. O modelo do negócio também não está fechado.

“Estamos conversando com a Unigel e avaliando internamente. Qualquer decisão passa por uma avaliação técnico-financeira. Entendemos que estamos próximos de fechar um acordo para voltar a operar as duas plantas [Bahia e Sergipe]. Como vai ser? Estamos fechando, ainda precisa passar pelo conselho. Estamos acelerando esse projeto, mas volto a falar, sempre garantindo a viabilidade econômico-financeira”, disse França.

As Fafens de Camaçari e Laranjeiras eram projetos da Petrobras que entraram em operação em 2013 e juntas têm capacidade suficiente para atender 14% da demanda nacional da ureia.

As usinas apresentaram resultados deficitários de 2013 a 2017 e foram paralisadas em 2018. No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as fábricas foram arrendadas para a Unigel.

No entanto, as plantas continuaram dando prejuízo depois do arrendamento. Com isso, a Unigel paralisou as duas fábricas de fertilizantes no 2º semestre de 2023. Alegou prejuízos e falta de lucratividade. Agora, as empresas negociam com a Petrobras uma devolução dos ativos.

Em relação à Ansa (Araucária Nitrogenados), em Araucária (PR), França afirmou que a Petrobras iniciou uma manutenção programada para que a usina possa retomar sua produção em maio deste ano.

Fonte: Poder 360

LEIA TAMBÉM: Vereadores de Laranjeiras aprovam reajuste de 6,27% do Piso do Magistério

banner de fevereiro da câmara de Laranjeiras

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade