Patrocinador
domingo, outubro 19, 2025
Patrocinador
InícioEsportesBrasil vence Colômbia nos pênaltis e conquista a Copa América pela nona...

Brasil vence Colômbia nos pênaltis e conquista a Copa América pela nona vez

Seleção Brasileira de Futebol Feminino, com Marta decisiva e em jogo muito disputado, após empate no tempo normal e na prorrogação, vence a Colômbia nos pênaltis.

O Brasil é o grande campeão da Copa América feminina. Neste sábado, com brilho de Lorena e Marta decisiva, a Seleção feminina venceu a Colômbia nos pênaltis, por 5 a 4, após empate em 4 a 4 nos 120 minutos da final, disputada no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador). Linda Caicedo, Tarciane (contra), Mayra Ramírez e Leicy Santos marcaram para as colombianas, enquanto Angelina, Amanda Gutierres e Marta (2x) anotaram para as brasileiras ainda com a bola rolando.

A Seleção feminina, portanto, ergueu a Copa América pela nona vez. Esse é o primeiro título de expressão do Brasil sob o comando do técnico Arthur Elias. No ano passado, porém, a equipe já havia demonstrado seu potencial ao ganhar a medalha de prata nos Jogos Olimpícos de Paris 2024.

Do outro lado, a Colômbia amargou seu quarto vice na Copa América e bateu na trave pela segunda edição consecutiva, novamente perdendo o título para o Brasil e relembrando a decisão de 2022. A seleção colombiana ainda não conseguiu erguer a taça da competição.

As duas seleções, agora, voltam a campo apenas na próxima data Fifa. A próxima pausa no calendário do futebol feminino está prevista para outubro deste ano.

O jogo

Aos 10 minutos, o Brasil teve chance de inaugurar o placar. Dudinha foi lançada por Angelina, mas Kate Tapia saiu do gol para fazer o corte e espalmou. A bola sobrou com Yasmim dentro da área, que finalizou para o gol, mas viu Tapia se recuperar e fazer a defesa.

Com 15 minutos, a Colômbia encontrou muito espaço dentro da área do Brasil. Linda Caicedo recebeu sozinha e teve tempo de dominar e finalizar, mas Tarciane chegou no último minuto e bloqueou o chute, mandando para escanteio. Na cobrança, Lorena subiu e ficou com ela.

Aos 25 minutos, a Colômbia, que estava melhor no jogo, abriu o placar na grande decisão. Mayra Ramírez recebeu na área e não foi desarmada pela zaga brasileira. A camisa 9 enfiou linda bola para Linda Caicedo, que recebeu sozinha entre duas jogadoras na pequena área e concluiu a gol à queima-roupa, sem chances para Lorena.

Com 29 minutos, a Colômbia teve chance de ampliar com Mayra Ramírez, que ganhou de Mariza e ficou cara a cara com Lorena. A atacante, contudo, se atrapalhou ao tentar driblar a goleira e saiu com bola e tudo. Já aos 31 minutos, o Brasil respondeu em falta de Angelina, que bateu por cima do travessão.

Já nos acréscimos do primeiro tempo, o Brasil conseguiu um pênalti. Jorelyn Carabalí deu uma cabeçada em Gio Garbelini dentro da área. Após revisão no VAR, a juíza assinalou a penalidade. Angelina foi para a cobrança e cobrou no ângulo esquerdo, sem chances para Tapia, deixando tudo igual em 1 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Logo na volta do intervalo, o Brasil quase virou o jogo. Kerolin apareceu na entrada da área e finalizou, mas Tapia deu rebote. Gio Garbelini foi mais rápida que a zaga da Colômbia e conseguiu o chute, mas a bola bateu na trave e a defesa conseguiu afastar pela linha de fundo. Com cinco minutos, a Colômbia respondeu com Caracas, que acertou a rede pelo lado de fora.

Com quase 25 minutos do segundo tempo, a Colômbia voltou a ficar à frente no placar por conta de um grave erro do Brasil. Tarciane tentou recuar para Lorena e tocou forte, mas não percebeu que Lorena estava saindo do gol. A goleira até tentou correr atrás da bola, mas não conseguiu e ela acabou no fundo das redes. Três minutos depois, as colombianas quase fizeram o terceiro com Linda Caicedo, mas Lorena saiu do gol e defendeu.

Mas aos 35 minutos, o Brasil deixou tudo igual com a artilheira Amanda Gutierres. Gio Garbelini esticou a bola para dentro da área e Gutierres dominou no peito, colocou no chão e bateu cruzado de primeira. A bola ainda contou com um leve desvio em Dani Arias e morreu no fundo das redes: 2 a 2.

Aos 42 minutos, porém, a Colômbia selou o jogo. Mayra Ramírez acionou Linda Caicedo em contra-ataque. A camisa 18 ficou frente a frente com Isa Haas e carregou até o último minuto, devolvendo para Ramírez, que tocou na saída de Lorena e guardou o gol da vitória.

E quando tudo parecia perdido, Marta apareceu para salvar o Brasil. Após cruzamento para dentro da área, a zaga da Colômbia afastou. A bola sobrou na intermediária e a camisa 10 da Seleção chegou batendo de primeira, acertando um belíssimo chute para deixar tudo igual novamente e levar o jogo para a prorrogação.

PRORROGAÇÃO E PÊNALTIS

O Brasil começou pressionando a Colômbia. Mas foi apenas no final do primeiro tempo que conseguiu, pela primeira vez no jogo, se colocar à frente no placar. Angelina alçou bola para dentro da área e Marta decidiu novamente. A capitã tentou de cabeça, mas no último instante, colocou o pé na bola e finalizou. A bola entrou no cantinho e castigou a Colômbia.

Mas aos nove minutos do segundo tempo da prorrogação, a Colômbia foi buscar o empate. Isa Haas parou Linda Caicedo com falta na entrada da área. Leicy Santos foi para a cobrança, bateu colocado e acertou o ângulo direito, sem chances de defesa para Lorena.

Nas penalidades máximas, Tarciane abriu as cobranças do lado brasileiro e converteu. Catalina Usme veio em sequência pela Colômbia e também marcou. Angelina, em seguida, parou em defesa de Tapia, enquanto Restrepo deslocou Lorena e guardou, abrindo 2 a 1 para as colombianas.

Amanda Gutierres veio para a cobrança pelo Brasil e anotou seu gol. Paví, pela Colômbia, bateu para fora e a disputa ficou novamente empatada. Mariza fez para as brasileiras, enquanto Lorena defendeu a cobrança de Leicy Santos. Marta, na cobrança decisiva, viu Tapia defender a cobrança. Linda Caicedo converteu para as colombianas e a disputa encaminhou-se para as alternadas.

Jhonson marcou para a Seleção feminina e Bonilla fez para a Colômbia. Luany, em sequência, anotou para as brasileiras, e Carabalí parou em Lorena na cobrança decisiva.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 4 (5) x (4) 4  BRASIL

Data: 02 de agosto de 2025, sábado
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador)
Árbitro: Dione Rissios (CHI)
Assistentes: Marcia Castillo (CHI) e Leslie Vasquez (CHI)
VAR: Augusto Menéndez (PER)
Público: 23.798 torcedores

GOLS: Linda Caicedo, aos 25′ do 1ºT, Tarciane, aos 24′ do 2ºT, Mayra Ramírez, aos 42 do 2ºT e Leicy Santos, aos 9′ do 2ºT da prorrogação (Colômbia) / Angelina, aos 53′ do 1ºT, Amanda Gutierres, aos 35′ do 2ºT e Marta, aos 50′ do 2ºT e aos 14′ do 1ºT da prorrogação (Brasil)
Cartões amarelos: Lorena Bedoya, Carolina Arias, Kathe Tapia, Carabalí e Ángelo Marsiglia (Colômbia) / Tarciane, Mariza, Isa Haas, Angelina e Arthur Elias (Brasil)
Cartão vermelho: nenhum

COLÔMBIA: Kathe Tapia; Carolina Arias (Bonilla), Dani Arias, Carabalí e Caracas; Lorena Bedoya (Restrepo), Ilana Izquierdo (Paví) e Leicy Santos; Linda Caicedo, Mayra Ramírez (Serna) e Valerin Loboa (Catalina Usme).
Técnico: Ángelo Marsiglia

BRASIL: Lorena; Fê Palermo (Isa Haas), Tarciane e Mariza; Gabi Portilho (Luany), Angelina, Duda Sampaio (Yaya) e Yasmim; Kerolin (Jhonson), Gio Garbelini (Marta) e Dudinha (Amanda Gutierres).
Técnico: Arthur Elias

Com informações do portal Gazeta Esportiva

LEIA TAMBÉM: Implantação do Centro de Controle Operacional revoluciona Segurança Pública em Laranjeiras

BANNER PUBLICITÁRIO DA CÂMARADE JULHO DE 2025

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade