Patrocinador
quarta-feira, novembro 12, 2025
Patrocinador
InícioPolíticaGovernador Castro Justifica Operação Policial no Rio a Moraes, Afirmando Cumprimento de...

Governador Castro Justifica Operação Policial no Rio a Moraes, Afirmando Cumprimento de Regras e Força Compatível

Cláudio Castro diz a Moraes que Megaoperação Policial no Rio de Janeiro seguiu regras e nível de força compatível com as ameaças letais enfrentadas.

Nesta segunda-feira (3), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se reuniu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das Favelas. O encontro, realizado durante o almoço e de forma reservada, ocorreu após determinação de Moraes, que monitora as ações policiais no estado.

Em documento assinado pelo Governador, Cláudio Castro afirmou que a operação policial “seguiu as regras e o nível de força adotado pelas equipes policiais, mostrou-se compatível com as ameaças letais enfrentadas”. O texto detalha que a dotação institucional padrão utilizada incluiu “fuzis semiautomáticos de uso policial, pistolas semiautomáticas, armas de menor letalidade quando aplicáveis e viaturas blindadas destinadas à proteção e à mobilidade tática”.

Alexandre de Moraes se reúne com Cláudio Castro para colher informações sobre a operação policial da última semana

De acordo com o governo do Rio de Janeiro, a megaoperação, que mobilizou 2.500 agentes (1.800 policiais militares e 650 civis), foi precedida por um ano de investigação e 60 dias de planejamento tático. O resultado da ação foi a prisão de 113 pessoas e a apreensão de 120 armas, sendo 93 fuzis, 26 pistolas, um revólver, explosivos, munições, drogas e equipamentos militares do Comando Vermelho. Estima-se que o “arsenal de guerra” apreendido tenha um valor de R$ 12,8 milhões.

A operação, que ocorreu na terça-feira (28) e resultou na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais, gerou uma série de audiências marcadas por Moraes para tratar do episódio. Apesar do alto número de mortes, pesquisas indicam que a maioria da população carioca aprovou a ação policial.

Da Redação do RS Notícia com informações de Sarah Américo do portal Jovem Pan

LEIA TAMBÉM: Juca planeja aprimorar ainda mais a segurança pública em Laranjeiras

PUBLICIDADE DE OUTUBRO DE 2025

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade