A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é que haja o recebimento do lote com quase 70 mil doses de vacinas e a entrega deve acontecer até esta quinta-feira, 27.
Em seu 19º informe técnico, o saúde,Ministério da Saúde confirmou a distribuição de uma nova remessa de vacinas para todo o país. Em Sergipe, a previsão é que o estado receba até esta quinta-feira, 27, mais 69.520 doses, divididas em 62.500 doses da Oxford/AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 7.020 doses da Pfizer/BioNTech.
De acordo com Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), nessa fase da distribuição, o ministério enviará doses para a vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos. A iniciativa de imunizar o grupo foi antecipada para ampliar e reforçar as medidas de proteção contra a nova variante do vírus.
Leia Também: Estado inicia pagamento da folha de maio nesta quinta, 27
Além disso, estão sendo destinadas doses para ampliar a vacinação em outros grupos prioritários:
• Pessoas com comorbidades;
• Gestantes e puérperas com comorbidades;
• Pessoas com deficiência permanente;
• Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, e;
• Trabalhadores da saúde.
Ainda de acordo com a pasta da Saúde, a estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso das vacinas da Fiocruz e da Pfizer, o intervalo entre as doses é de 12 semanas.
(Com informações de João Paulo Schneider, do portal Infonet)