A Prefeitura de Laranjeiras vai antecipar pagamento da folha de maio.
Por conta da realização da Micareme 2022, o prefeito Juca, de forma acertada, já autorizou a Secretaria de Finanças a realização da antecipação do pagamento da folha salarial dos servidores efetivos e comissionados, referente ao mês de maio. Todos os servidores municipais receberão no próximo dia 20, sexta-feira.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Finanças, os servidores que fazem aniversário no mês de maio, também receberão juntamente com a folha do mês a 1ª parcela do 13º salário de 2022, equivalente a 50% do total. Dessa forma, a Gestão atual proporcionará ampla circulação financeira no município, oportunando aos servidores realizarem o cumprimento de suas contas mais cedo.
Dando oportunidade para os laranjeirenses aproveitarem com mais condição a grande festa popular. É comum nesse período as pessoas receberem em suas casas vários visitantes, até mesmo parentes que nasceram em Laranjeiras e residem em outras localidades do estado e do país. O pagamento antecipado da folha do mês, vai ajudar direta e indiretamente no custeio dessas hospitalidades. Sem deixar de destacar a ampliação na geração de renda para os vendedores informais que vão comercializar durante o evento. Decisão acertada do prefeito Juca e que será muito elogiada por toda população!
Defesa Civil e Iphan interditam o Mercado Municipal e a Feira Livre em Laranjeiras é transferida para Praça de Eventos
A interdição do Mercado Municipal pela Defesa Civil Estadual e o Iphan, e também pela Defesa Civil Municipal, obrigou o prefeito Juca em comum acordo com todos os gestores municipais envolvidos na área administrativa em questão, transferir toda a Feira Livre municipal para a área da Praça de Eventos do PEC Éder Leite, localizado no início da Rua Barros Siqueira de Menezes (Antigo Porto do Oiteiro).
No primeiro dia de realização da Feira, lá na Praça de Eventos, ocorreram vários transtornos, o que não poderia ser diferente, e de certa forma, já era esperado… Os esforços de todos os gestores e servidores municipais, além dos feirantes e dos funcionários da empresa responsável pelo fornecimento das bancas foram tamanhos, no sentido de minimizar o sofrimento para os feirantes e principalmente para os consumidores, mas mesmo assim vários incidentes negativos aconteceram. Chamo à atenção para a infraestrutura de apoio aos feirantes e da organização do transito no local e nas imediações do PEC. Os cuidados com a limpeza e a iluminação das bancas também precisam ser corrigidos. Outro ponto que merece muita atenção é a segurança de toda a feira, tanto na véspera, como no dia principal.
A feira desta semana será antecipada para quinta, 18 e na sexta, 19, ao invés de sexta, 19 e no sábado, 20, por conta da realização da Micareme.
O secretário de Municipal de Planejamento Redi Marques nos informou que a reforma do Mercado estava prevista, devendo já ter sido iniciada a parte do telhado e a restauração de todo pavimento histórico das imediações do prédio, mas a Prefeitura está aguardando desde o ano passado o Iphan aprovar o projeto. Além desse projeto, a Prefeitura enviará em breve para o Iphan e os demais órgãos fiscalizadores o projeto de Reforma Geral do Mercado, além do telhado, para sua aprovação.
O projeto de ajustes emergenciais para protenção do telhado, antes da realização de sua reforma, já está sendo verificado pelo Iphan. Através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Prefeitura já fez o devido escoramento da parte danificada que sustenta o telhado. Após a conclusão de todo esse trabalho de recuperação do telhado e a restauração do pavimento histórico das imediações de Mercado e do Marco da Cidade, que fica localizado entre o Mercado e o Campus da Universidade Federal em Laranjeiras, deverá ser executada a obra de restauração e a reforma geral do Mercado Municipal, após a licitação para a escolha da empresa que realizará a construção da obra, é lógico.
Em Laranjeiras, a Oposição feita ao Governo Municipal, comandado por Juca está cada vez mais raivosa e sem rumo.
Na ambição e com o propósito sistemático de apenas desgastar a Gestão e a imagem do prefeito Juca, aliados e agentes políticos orientados discretamente por integrantes do grupo da Boa Sorte atacam diariamente, por meio das redes sociais, mais precisamente nos grupos de whatsApp, o prefeito Juca sem nenhuma trégua, com exageros e várias informações distorcidas da realidade. Tentando se passar por formadores de opinião e muitas vezes procurando demonstrar preocupação com a qualidade de vida dos populares, mas na verdade só querem mesmo é destruir a imagem da Gestão de Juca a qualquer custo.
Expressando muitas vezes comentários raivosos e injustos para com a gestão, deixando de reconhecer os avanços alcançados atualmente e desprezando a opinião da maioria em vários aspectos administrativos, que aprovam o trabalho desenvolvido por Juca e e seus assessores no gerenciamento do Executivo Municipal. Chegando a perder o rumo e a coerência das argumentações na maioria das vezes, produzindo ataques vazios e sem base real, deixando claro para aqueles que acompanham, que o único objetivo deles é atacar por atacar!
Interessante é que parece ser a intenção deles insistir na ideia de que não têm nenhuma ligação com o grupo da Boa Sorte, mas suas argumentações, ataques e defesas revelam o contrário… Compreendo o papel de qualquer grupo ou pessoa que decida ser oposição a determinada gestão ou a um político, mas tudo para ter ordem e sucesso, necessita estabelecer limites e acima de tudo respeito às pessoas e as instituições, algo não encontrado nos tais agentes políticos que fracamente representam a oposição em Laranjeiras, com raríssimas exceções.
Oposição que ajuda ao povo é aquela que é feita com equilíbrio e respeito, com argumentos convincentes e lúcidos, sempre respeitando a verdade dos fatos e sem politicagem. O povo não gosta desse tipo de comportamento político! O eleitor repudia tanto os defensores que não reconhecem os erros cometidos por seus assessorados, assim como aqueles que não reconhecem os acertos das administrações. Ambos são nocivos ao ambiente político! Eles apenas vivem para criticar! A grande maioria dos eleitores gosta da crítica e da cobrança equilibrada.
Quem deve ganhar mais com a união, a Varzinhas ou a Boa Sorte?
É do conhecimento da maioria daqueles que acompanham os bastidores da política local, sobre o acordão envolvendo os tradicionais adversários políticos Boa Sorte e Varzinhas, ou seja, a Varzinhas de Paulão e de seu filho Paulinho. Isso porque, os demais irmãos não devem acompanhar a posição dos dois, em apoio à reeleição de Zezinho Sobral. Carlos (Empadinha) e Helmultinho Hagenbeck declararam não seguir esse caminho político agora em 2022, e para 2024 eles estão anunciando que poderá lançar a ex-vereadora Gardênia Hagenbeck como candidata a prefeita.
Sem aprofundar nos detalhes do tal acordão, entre Boa Sorte, Paulão e Paulinho da Varzinhas, avaliaremos a seguir para quem foi melhor o entendimento.
Paulão Pai e Paulinho Filho já entram no processo sem o apoio de toda a família e com a rejeição de vários aliados ao seu candidato. Não conseguirão levar para o palanque de Zezinho nem todo time de aliados e tampouco a família completa. E aqueles que vão acompanhar devem exigir muito para vestir a camisa e ainda com a possibilidade de produzir pouco. As lideranças têm estilos diferentes de fazer campanha e as feridas da cassação do mandato de Paulão, lá atrás, motivado judicialmente pelo Grupo da Boa Sorte, ainda estão abertas para vários aliados da Varzinhas e também para parte da família…
Outro ponto que merece destaque é que se Paulão e Paulinho apoiassem outro candidato para deputado estadual, teriam como provar e mostrar a sua força junto ao eleitorado, porém trabalhando para o candidato do grupo da Boa Sorte, corre o risco de apoiar e não ser reconhecido devidamente. Ou seja, não haverá como avaliar exatamente a força do apoio. Ficando sempre na avaliação subjetiva dos apoiados.
Vejo que a maior vantagem da Varzinhas seria a manutenção do acordo para 2024, quando, segundo informação de uma fonte, quem estiver melhor entre Paulão e Alexandre, será o cabeça da chapa majoritária. Mas para isso, é necessário o sucesso agora em 2022, caso contrário, a união poderá ser desfeita e o prejuízo é bem maior para a Varzinhas.
Já para o grupo da Boa Sorte, desde que consiga reeleger Zezinho Sobral, mesmo não repetindo a votação da eleição anterior em Laranjeiras para deputado estadual, tudo que ocorrer está bom. 2024 está em segundo plano e eles sabem muito bem que vencer Juca não será uma tarefa fácil, independente de qualquer união que venha a fazer. Concluindo minha análise, a união foi muito melhor para a Boa Sorte do que para a Varzinhas!
Da Redação do RS