Oposição em Laranjeiras está preocupada com fortalecimento do Grupo de Juca
Após perder de forma incontestável, o processo eleitoral de 2020 para Juca e todo seu grupo de aliados, o principal segmento político local adversário ao prefeito busca sem sucesso de todas as formas desgastá-lo para quem sabe poder concretizar seu projeto de superá-lo em 2024 e principalmente derrotá-lo agora em 2022, obtendo mais votos para seus futuros candidatos.
Estou falando do Grupo liderado pelo deputado estadual Zezinho Sobral que é mais conhecido no meio político local como BOA SORTE. Que recentemente fez aliança com seus antigos inimigos políticos (o ex-prefeito Paulão da Varzinhas e o ex-deputado Paulinho Filho), pensando apenas em conseguir apoio para a reeleição do deputado Zezinho Sobral. Interessante é que a força política utilizada para atrair os dois ex-adversários e inimigos políticos, não foi eficiente ou faltou para manter em suas fileiras um dos seus maiores quadros, que é o vereador Laércio Francisco (Laércio de Pedra Branca). Que alegando falta de atenção por parte do atual deputado Zezinho, deixou o grupo da BOA SORTE e passou para o GRUPO DE JUCA.
De acordo com informações de uma fonte, que tem nossa extrema confiança, para conseguir seus objetivos, o grupo da BOA SORTE vem utilizando a estratégia de unir todos os blocos de oposição ao Governo Municipal, ou seja, ao prefeito Juca, com o intuito de derrotá-lo. Desde o final do ano passado foi montada uma frente de oposição por meio das redes sociais objetivando atacar de todas as formas a GESTÃO ATUAL, com a única missão de desgastar a imagem de JUCA, visando enfraquecê-lo politicamente. Mas como a administração comandada por JUCA vem trabalhando muito e já tendo concretizado várias promessas de campanha, o trabalho dessas pessoas não está conseguindo alcançar o êxito desejado por seus líderes. Ou seja, eles atacam radicalmente, mas não conseguem convencer e nem tampouco atrair os populares em apoio a seus ataques.
O argumento e narrativa utilizados pelos interlocutores da oposição são em sua maioria raivosos e desprovidos de lucidez, abandonando toda coerência em muitas situações, por isso estão ficando cada vez mais isolados em seus próprios debates. Passando a interagir entre eles mesmos, por não conseguir atrair o interesse dos internautas em suas abordagens.
Além do mais, alguns desses agentes políticos arregimentados pela oposição são estranhos ao município, por não conviverem em Laranjeiras… Não levo nem em conta o fato de não residirem na cidade, mas sim por não conhecerem de perto os problemas locais, abordando-os apenas por orientação dos pares e sem propriedade, demonstrando sempre argumentos exagerados e tendenciosos na abordagem dos temas.
Ataques a imagem do secretário municipal Eraldo Matos (Dr. Eraldo ex- funcionário da Usina Pinheiro)
Mas eu encaro tudo isso como algo natural no ambiente de disputa política eleitoral, porém o que me assusta é a forma infantil e agressiva como Eraldo Matos, mais conhecido como Dr. Eraldo, vem sendo atacado, logo após assumir o cargo de Secretário Municipal de Planejamento. Os ataques são infantis e levianos, cheirando a inveja e preocupação com sua integração ao grupo de secretários de JUCA. Parece que já assistimos a esse filme!
Por isso afirmo que a oposição ao governo JUCA está preocupada com o seu fortalecimento. Pois tanto Eraldo como o vereador Laércio fortalecem por demais o grupo do prefeito JUCA. Eraldo Matos é sem dúvida alguma, um dos mais consagrados líderes políticos locais e com excelente poder de influência eleitoral. Por sua vez, o vereador Laércio Francisco, que vem fazendo um dos mais produtivos mandatos parlamentares da atual legislatura, com várias proposituras que visam proporcionar mais qualidade de vida para nossa gente, trás grande ajuda para a gestão municipal, com seu olhar sempre crítico, porém construtivo.
Juca promove mudanças na Gestão Municipal
O prefeito Juca de Bala, após um ano e seis meses de governo realizou a primeira série de mudanças na estrutura de seu secretariado. Visando promover mais prestação de serviço e continuar atendendo cada vez mais as demandas solicitadas pela população, o gestor municipal alterou de forma simples o Organograma do Governo Municipal de Laranjeiras.
A mudança consiste exatamente na estrutura de comando das principais pastas. Que passam a ser gerenciadas por dois secretários e não por um como era antes. Sendo um executivo e outro técnico. Além da mudança na estrutura governamental de algumas secretarias, e a troca no comando da Secretaria de Educação, novos secretários foram integrados ao time de assessores do prefeito Juca.
Na educação, foram empossados os novos secretários Geraldo Vieira e Paulo Leite. A ex-secretária Maurina Cruz assumiu a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. A secretária adjunta Anadege Nascimento continua na mesma função, como auxiliadora dos titulares da pasta.
No Planejamento, foi empossado o administrador Eraldo Matos (que trabalhou na Usina Pinheiro como gerente por 47 anos), como novo secretário de Planejamento ao lado de Redi Marques. Eraldo Matos ou Dr. Eraldo, como é mais conhecido pela maioria dos laranjeirenses, é mais um nome de peso representativo na gestão de Juca! Eraldo atua na política local como um dos principais apoiadores desde o ano 2000. Agora no governo, trará sua experiência e competência, somando à boa qualidade dos atuais assessores.
Na Cultura e Turismo, o adjunto Leomax Célio será promovido à condição de secretário executivo da pasta, continuando ao lado de Plácido Lira, mas após a nomeação, atuará na condição de secretário e não como adjunto apenas.
Na Infraestrutura, o vereador Luciano da Várzea, atual presidente da Câmara, deve assumir a secretaria de Infraestrura e trabalhará ao lado do secretário atual Marcelo Guimarães, ele ajudará a pasta realizar as grandes manutenções nos centros urbanos. Para isso, Luciano contará com o apoio da colega Brasilina Borges, atual secretária particular do prefeito Juca.
Prefeitura de Laranjeiras inicia o pagamento da atualização do Piso Salarial do Magistério
Em comum acordo com o SINTESE, após várias reuniões para buscar o entendimento visando o cumprimento do pagamento da atualização salarial do Piso do Magistério para os professores da rede municipal em Laranjeiras, o Prefeito Juca definiu com aprovação dos vereadores a forma de pagamento do novo piso salarial do Magistério.
O pagamento do piso dos professores já é uma realidade em Laranjeiras. O reajuste de forma gradativa deve ser aplicado já neste mês e o último percentual será aplicado em abril de 2023. Todos os professores da Rede Municipal vinculados ao Fundeb receberão seus vencimentos agora em julho com acréscimo de 10% e a última parcela do acordo para completar os 33,24% deverá ser efetuada em abril de 2023.
Nos próximos comentários faremos uma análise aqui na página sobre as atuais pesquisas eleitorais para as Eleições Eleitorais de 2022, aguardem!