Atuação conjunta da Adema e PRF envolve o combate ao tráfico de animais silvestres e o transporte irregular de madeira e minérios
Com o objetivo de fortalecer o combate a práticas irregulares contra o meio ambiente no estado de Sergipe, a Administração Estadual do Meio Ambiental (Adema) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) têm estreitado a parceria para a realização de operações conjuntas. Nesse contexto, a fim de dialogar sobre a articulação dessas ações, o presidente da Adema, George Trindade, e o superintendente da PRF em Sergipe, Vladimir Hilário, reuniram-se na quinta-feira, 8, na sede da corporação.
Durante o encontro, foram debatidas questões relativas ao resgate, manejo e destinação de animais silvestres e os detalhes da operação Rotas da Fauna, que será realizada conjuntamente pelos dois órgãos. De acordo com a fiscal da Adema, a bióloga Aline Borba, a operação se destina ao combate ao tráfico, comércio e criação ilegal de animais silvestres.
“Infelizmente, a manutenção de animais silvestres em cativeiro ainda é um traço cultural em Sergipe. A atuação dos órgãos ambientais é, por isso, necessária para garantir o cumprimento da legislação que os protege. A intenção desta e de outras campanhas de fiscalização é resgatar esses animais mantidos ilegalmente e, após avaliação, fazer a soltura de acordo com a área de ocorrência de cada espécime”, explica.
De acordo com o presidente George Trindade, a Adema quer estender a parceria com a PRF para outros tipos de operação, como fiscalizações envolvendo a queima de cana-de-açúcar nas proximidades das rodovias e o transporte de madeira e minérios em Sergipe. “Temos muitas oportunidades de nos somar para fortalecer a fiscalização ambiental em nosso estado. Para a Adema, atuar em parceria com a PRF é honroso; engrandece o nosso trabalho”, afirmou.
Segundo o superintendente da PRF, Vladimir Hilário, a corporação tem uma atuação forte e consolidada na área do meio ambiente. “Além da ação repressiva, também temos a parte voltada para a conscientização, com equipes de educação ambiental que vão até as escolas e atuam junto às comunidades. Precisa haver uma mudança de cultura, principalmente sobre animais silvestres. Temos total interesse na parceria com a Adema, e a PRF está de portas abertas, dentro das nossas possibilidades de ação”, concluiu.
Com informações da ASN