O Al-Hilal venceu o Manchester City por 4 a 3 nesta segunda-feira (30), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, em Orlando.
Diante de um dos favoritos ao título, o time saudita teve uma atuação heroica e protagonizou a maior zebra do Mundial até agora. Após sair perdendo, o Al-Hilal buscou a virada com gols dos brasileiros Marcos Leonardo e Malcom, mas cedeu o empate. Porém, na prorrogação, Kalidou Koulibaly e Marcos Leonardo definiram a classificação histórica.
O resultado obtido pelo Al-Hilal é uma das páginas mais incríveis da história do futebol asiático. Essa foi a primeira vez que um time do continente eliminou um europeu em Mundiais. Além disso, a vitória mantém a AFC (Confederação Asiática de Futebol) na competição. Na próxima fase, a equipe saudita enfrentará o Fluminense.
Al-Hilal e Fluminense duelarão na próxima sexta-feira (4), às 16h (horário de Brasília), em Orlando. O vencedor do confronto enfrentará Palmeiras ou Chelsea na semifinal.
O Manchester City, até então 100% e maior favorito ao título, viveu noite terrível na Flórida e voltará para a Inglaterra. A equipe encerra uma temporada decepcionante, já que a equipe de Pep Guardiola não conquistou um grande título. Os Citizens agora pensam na próxima Premier League, com início marcado para o dia 15 de agosto.
Prorrogação épica
Após um 2 a 2 incrível nos 90 minutos de tempo normal, se esperava um passeio do Manchester City na prorrogação. O time inglês estava nitidamente mais inteiro fisicamente e tinha uma reserva de talento profunda nos seu banco. Porém, o Al-Hilal deu uma aula de bravura e abriu o tempo extra marcando. Kalidou Koulibaly subiu no meio da zaga do City e marcou o terceiro dos sauditas após escanteio.
Os comandados de Pep Guardiola se viram em desvantagem novamente e foram atrás do resultado. Já na reta final do primeiro tempo da prorrogação, Phil Foden completou cruzamento de Cherki e empatou de novo. O duelo foi para os 15 minutos restantes de bola rolando com cara de prévia de pênaltis. No entanto, um brasileiro resolveu. Marcos Leonardo foi oportunista e fez o gol que entrou para a história do futebol saudita e asiático.
City domina, Al-Hilal acredita
A primeira etapa do tempo normal foi de grande domínio do Manchester City. O gigante europeu usou a sua força ofensiva e abriu o placar logo aos 9 minutos com Bernardo Silva. Mesmo com algumas espetadas do Al-Hilal, o time inglês permaneceu no controle. A vantagem só não foi maior por grandes defesas de Bono, goleiro marroquino que fechou o gol.
Se os 45 minutos iniciais foram só do City, os momentos após o intervalo foram de brilho dos brasileiros do Al-Hilal. Marcos Leonardo e Malcom apareceram em duas descidas e colocaram os sauditas à frente. Depois do choque com a virada, o Manchester City se recompôs e conseguiu o empate com Erling Haaland, mas não conseguiu a virada e o jogo foi para a prorrogação.
ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA:
Com informações de Mateus Figueiredo, do portal Flashscore