“Meu maior propósito é manter nosso povo no orçamento”, disse Juca de Bala após anúncio de queda na receita. Do Jornal Gazeta do Cotinguiba.
Recentemente o prefeito de Laranjeiras deu a triste notícia de que a sua administração terá, a partir de 2024, uma queda de 50% no repasse do ICMS, uma determinação da justiça que trouxe muita preocupação para os gestores locais e que certamente influenciará, negativamente, diga-se de passagem, no funcionamento de algumas políticas públicas ora desenvolvidas, sobretudo no campo da assistência social, educação e saúde, três importantes pilares de toda e qualquer administração.
Devido a isso, na quarta-feira, 6, o prefeito reuniu a sua equipe de secretários e informou que o momento é de tomar algumas decisões importantes, necessárias e até impopulares, pois a perda de arrecadação do ICMS, que a partir de janeiro deixa de ser um percentual de 7,2% passando para 3,7%, é considerada extremamente preocupante. Na avaliação do gestor, essa é a maior crise financeira que o município já vivenciou. Ainda assim, o prefeito Juca de Bala disse ter a esperança de poder continuar fazendo uma administração em que o povo continue sendo inserido no orçamento da prefeitura.
“Estamos passando por uma das maiores crises financeiras da história de Laranjeiras, a queda de 50% em nossa arrecadação do ICMS representa um grande problema que certamente inviabilizará a manutenção de projetos e programas em certas áreas de nossa administração. O momento é de tomarmos as decisões corretas para que continuemos fazendo uma gestão voltada a atender os interesses de todos, sobretudo, dos mais carentes. Meu maior propósito é continuar mantendo o meu povo no orçamento da prefeitura”, ressaltou ele.
Quando ele diz que seu maior propósito é continuar mantendo o seu povo no orçamento da prefeitura, o prefeito refere-se a manter projetos sociais como o Din Din, que além de colocar um valor via cartão nas mãos de mais de mil famílias para aquisição de alimentos da cesta básica, ainda beneficia o comércio local, já que o valor tem que ser, obrigatoriamente, gasto em Laranjeiras; projeto como o PAE – Programa de Apoio a Educação que repassa R$ 50 para cada integrante familiar que esteja matriculado na rede municipal de ensino, e tantos outros benefícios ofertados pela gestão do prefeito Juca na saúde, na cultura, na agricultura, na infraestrutura, etc.
Realmente a situação é crítica, pois, apesar de o direito da Prefeitura de Laranjeiras ser bom no processo judicial que vem se desenrolando, o município tem muitos compromissos já firmados, e com esta queda, será um grande desafio manter funcionando a máquina pública sem comprometer alguns serviços.
Da Redação do Jornal Gazeta do Cotinguiba (Da edição de número 259 publicada em 19 de dezembro deste ano)