Ex-presidente Jair Bolsonaro realizou procedimento para correção de hérnias abdominais; Michelle Bolsonaro informou que a operação terminou “sem intercorrências”.
Bolsonaro passa bem após cirurgia e retorna ao quarto; procedimento durou 3h30
Segundo informações repercutidas na Jovem Pan, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia para correção de hérnias abdominais e nas alças intestinais, nesta quinta-feira, 25, no Hospital DF Star, em Brasília. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro confirmou em suas redes sociais o término do procedimento, afirmando que a operação foi concluída “sem intercorrências”. Segundo o hospital, o paciente já retornou ao quarto após o fim da anestesia.
A intervenção foi conduzida pela equipe do cirurgião Cláudio Birolini e teve duração aproximada de 3h30. De acordo com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acompanha o pai, o procedimento incluiu duas correções simultâneas. Com isso, sobe para nove o número de cirurgias realizadas desde o atentado sofrido pelo ex-presidente em 2018.
Flávio explicou ainda que a equipe optou por uma técnica menos invasiva, para reduzir riscos à cavidade abdominal, que já passou por múltiplas intervenções nos últimos anos. O quadro clínico de Bolsonaro é considerado estável.
Carta e apoio político antes da cirurgia
Horas antes de ser encaminhado ao centro cirúrgico, Bolsonaro divulgou a carta intitulada “Carta aos Brasileiros”, na qual declara apoio à pré-candidatura do filho, Flávio Bolsonaro, à Presidência da República em 2026.
No texto, o ex-presidente afirma que a indicação visa evitar que a “vontade popular seja silenciada”, classificando o cenário político atual como “de injustiça”. Ele declara ainda que a decisão seria “consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação” de sua base eleitoral.
Flávio Bolsonaro destacou que a leitura pública da carta tem como objetivo unificar a base aliada e reforçar a liderança da oposição.
Veja na íntegra a carta escrita por Bolsonaro sobre a indicação de Flávio e na sequência a sua transcrição.
Confira abaixo o conteúdo da carta transcrito, mantendo a ortografia e estrutura conforme a imagem:
CARTA AOS BRASILEIROS
Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser Presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a Pátria, a família e a liberdade.
Brasília, 25 de dezembro de 2025
Jair Messias Bolsonaro
Da Redação do RS NOTÍCIA





