sábado, setembro 14, 2024
InícioGeralBrasil será atingido por nova onda de calor e pode ser a...

Brasil será atingido por nova onda de calor e pode ser a mais forte do ano

Uma nova onda de calor deve atingir alguns estados da região Centro-Sul do Brasil a partir de segunda-feira (2). As informações são da Climatempo.

O que aconteceu

Nova onda de calor pode ser a mais intensa do ano. De acordo com a Climatempo, a previsão é que a mudança de temperatura supere as registradas no primeiro semestre do ano, em março, abril e maio. “Em termo de duração e de temperaturas, os limiares podem extrapolar em muitas cidades, principalmente do interior do país”, informou o órgão.

Dias de calor extremo terão índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas. Isso agrava ainda mais a situação de queimadas sobre o Brasil Central, alertou a empresa de meteorologia.

Massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro. Segundo a Climatempo, as ondas de calor no mês de setembro são comuns em grande parte do Brasil, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste. “Mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também”, diz a empresa.

Previsão é de que alguns estados registrem temperaturas 5ºC acima da média

Climatempo indica que temperatura vai passar de 42°C no Centro-Oeste e pode bater 40°C em áreas do Sudeste. O Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso podem registrar temperaturas de 41°C a 44°C, sendo que os maiores valores são esperados para locais no sul de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul. Cuiabá poderá chegar aos 43°C e Campo Grande, aos 40°C.

Estimativa mostra que a cidade de São Paulo poderá ter calor de 34°C a 36°C. Rio de Janeiro deve registrar temperaturas de 37°C a 39°C. Curitiba poderá ter de 30°C a 32°C e Goiânia de 37°C a 39°C

No Tocantins, Pará e Rondônia, são esperadas temperaturas de 38°C a 41°C. O norte e noroeste do Paraná, áreas no centro-norte e oeste de São Paulo, o estado de Goiás, o oeste de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro poderão experimentar calor de 37°C a 40°C.

Fenômeno deve durar até o dia 12 de setembro em algumas regiões do país. Os modelos meteorológicos indicam que, desta vez, o período da onda de calor seja maior. “É possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês”, segundo a Climatempo.

Com a condição de tempo seco e a atmosfera “parada”, a concentração de poluentes também aumenta. Com isso, a qualidade do ar deve ficar bem prejudicada no decorrer dos próximos dias. A umidade do ar pode atingir valores em emergência, abaixo dos 12%, em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, Centro-Norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Frente fria no radar

A expectativa é de chuva na maioria destas áreas apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro. A Climatempo acrescentou que a primeira forte frente fria deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro.

Com informações do UOL, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade