Fluminense sofreu com chances diversas do Botafogo durante o primeiro tempo mas foi decisivo quando conseguiu assumir o protagonismo no segundo tempo.
O Fluminense conseguiu suportar a pressão ofensiva do Botafogo nesta segunda-feira (21) e venceu o jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos.
Os primeiros minutos causaram uma falsa sensação de que o primeiro tempo seria movimentado com Chay tendo excelente chance de marcar ao receber com liberdade na área e girar, batendo por cima do gol e empolgando a torcida.
No entanto, o restante da etapa inicial ficou marcada por uma intensidade muito baixa de ambas equipes e a qualidade técnica caiu consideravelmente. Mesmo com postura defensiva, o Botafogo foi mais perigoso e teve as melhores chances.
Em oportunidade rara no primeiro tempo, o Fluminense chegou com Arias fazendo boa chegada pela direita e acionando Calegari que mandou rasteiro na área, mas Pineida errou na finalização e furou a bola, desperdiçando uma rara oportunidade.
Antes do intervalo, Rikelmi teve outra chance de ouro após bate-bola dentro da área, ficando no 1v1 contra o goleiro Marcos Felipe, mas a finalização foi em cima do goleiro que saiu bem e evitou o gol do Fogão.
Percebendo o prognóstico do jogo, o alvinegro carioca voltou para o segundo tempo mais impositivo e com a posse de bola. Logo aos 3′, a melhor chance do jogo: Kayque partiu em velocidade e acionou Chay na direita. No chute cruzado, a bola sobrou para Matheus Nascimento e a bola passou ao lado da trave.
Aos 15′, Matheus Nascimento partiu em velocidade e achou Chay na esquerda. Na tentativa da finalização, Nino acabou sendo providencial e atrapalhou no chute.
Mas o jogo ganhou um novo roteiro após a parada técnica do segundo tempo: Breno e Erison foram acionados por Lúcio Flávio, enquanto Nonato, Ganso e Yago Felipe entraram no Fluminense.
Abel Braga mudou taticamente a formação do tricolor carioca com Yago Felipe jogando como ala no lugar de Calegari. Com isso, dois zagueiros apenas foram mantidos após a saída de David Braz para a entrada de Ganso. Na sequência, Matheus Martins entrou no lugar de Willian.
Depois dessas mudanças o Fluzão ficou mais ofensivo e quase abriu o placar aos 29′ com ótimo passe de Ganso para Nonato chutar na grande área e Diego Loureiro salvar o Botafogo em ótima defesa. Na cobrança de escanteio, Matheus Martins dominou e chutou forte, parando em nova defesa do goleiro alvinegro.
Enfim, depois de subir a pressão, o Fluminense conseguiu abrir o placar aos 35′. Yago recebeu na entrada da área e girou para acionar Arias na medida. O chute firme bateu na trave e entrou, vencendo o goleiro Diego Loureiro e ampliando a vantagem no confronto.
Na reta final, o tricolor carioca voltou a se posicionar no campo defensivo enquanto o Botafogo buscava um gol para diminuir o prejuízo no confronto. Foram oito minutos de acréscimos ao todo para os comandados de Lúcio Flávio, mas o alvinegro carioca buscava o empate de forma desorganizada.
O tempo de acréscimo foi grande pois Pineida sofreu pancada em cobrança de falta e deixou o campo de ambulância. A chance final foi aos 53 minutos do segundo tempo com Chay cobrando falta e a bola acabou indo para fora, passando por todos os jogadores, no último lance do jogo.
Assista os melhores momentos da partida:
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0-1 FLUMINENSE
Data: 21/03/2022, 20:00
Estádio: Nilton Santos
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Rosa Esposito
Gols: 2T 35′ Arias (FLU)
Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Philipe Sampaio, Jonathan Silva (Hugo); Kayque (Breno), Barreto (Fabinho); Luiz Fernando, Chay, Rikelmi; Matheus Nascimento (Erison). Técnico: Lúcio Flávio.
Fluminense: Marcos Felipe; Nino, Manoel, David Braz (Ganso); Calegari (Yago Felipe), André, Martinelli (Nonato), Pineida (Cristiano); Jhon Arias, Cano, Willian (Matheus Martins). Técnico: Abel Braga.
Da Redação do RS com informações do portal Torcedores.com