sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaComunicadores avaliam positivo o retorno da Secretaria de Estado da Comunicação

Comunicadores avaliam positivo o retorno da Secretaria de Estado da Comunicação

A iniciativa foi abordada durante café da manhã com os comunicadores do estado nesta terça-feira, 31, durante apresentação do balanço do primeiro mês de gestão.

Representantes de órgãos de imprensa e comunicadores de Sergipe se reuniram nesta terça-feira, 31, em um café da manhã com o governador Fábio Mitidieri e seu secretariado. Estiveram em pauta os 30 primeiros dias da gestão, com um balanço das ações de governo até o momento. Entre as iniciativas destacadas esteve a recriação de uma pasta com status de secretaria especificamente voltada à Comunicação.

A Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), que integra a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), é considerada um órgão estratégico para a estrutura orgânico-administrativa do governo. De acordo com o governador, sua recriação tem o propósito de aproximar a administração e as organizações de imprensa, a fim de garantir informações mais precisas e transparentes à população.

“Os profissionais da comunicação têm uma missão diária de levar informações para os sergipanos. Então, o que a gente quer, através desse bate-papo, é poder apresentar um pouco do que o governo tem feito nesses 30 dias iniciais, e também os nossos desafios. É mostrar para a sociedade que todos estamos empenhados em trabalhar. O slogan que a gente usa, ‘O futuro começa agora’, não é uma expressão solta, mas é feita de ações e realizações”, resumiu Mitidieri.

A iniciativa foi abordada durante café da manhã com os comunicadores do estado nesta terça-feira, 31, durante apresentação do balanço do primeiro mês de gestão.

O secretário da Comunicação, Cleon Nascimento, destacou a relevância da imprensa para o fortalecimento das políticas de Estado. “Abordamos hoje os 30 primeiros dias de trabalho do governo, e a imprensa é o meio para que isso seja divulgado. Queremos estar próximos, conversar mais, para que consigamos ouvir as demandas da imprensa e, consequentemente, a demanda de sociedade, além de pensar como responder a isso. Então, para nós, esse evento é a consolidação de um trabalho que começou de forma acelerada. Com 30 dias já temos diversas coisas para anunciar. É um panorama do que vem sendo feito, para que a gente consiga executar aquilo que é nossa sina: fazer Sergipe avançar”, salientou.

Categoria

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor), Milton Alves Júnior, a reativação da Secretaria da Comunicação contempla os anseios da categoria. A medida, segundo Milton, representa a escuta ativa da gestão em relação aos pleitos dos profissionais.

“É uma ação que gera empregos para jornalistas, repórteres fotográficos e cinematográficos, produtores, radialistas, publicitários, designers e outros profissionais. Então, este evento mostra o interesse da gestão em dialogar com a imprensa e apresentar o cenário. É um momento de apresentar os desafios, os erros que ainda existem e que podem, de forma coletiva, ser solucionados com o Estado e a imprensa trabalhando juntos. Visualizar uma imprensa livre, recebida pelo Governo, mostra uma mudança de comportamento que vínhamos pleiteando ao longo dos últimos anos”, frisou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Alex Carvalho, o momento é de renovação para o cenário da comunicação no estado. “A gente percebe o começo de uma reconstrução com o retorno da Secretaria da Comunicação. Era o sonho dos Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas. Fomos recepcionados pela equipe da Secom, e saí muito satisfeito quando vi tantos jornalistas, radialistas e publicitários naquela casa. É uma ação que abre o mercado de trabalho. E encontros como este, com os comunicadores, estreitam a relação com a imprensa. Só temos aplausos e agradecimentos ao Governo de Sergipe”, enfatizou.

Abertura

Seja na mídia impressa, sonora, televisiva ou web, o retorno da Secretaria da Comunicação à estrutura do governo causou impacto positivo entre os profissionais. “O governador já começa com uma relação muito boa com a imprensa, que a gente espera que perdure. Este bate-papo é uma oportunidade para que possamos apresentar questionamentos e para que ele possa mostrar seu trabalho. E a recriação da Secom é fundamental, porque torna possível ter acesso às informações de forma mais fluida”, opinou o radialista Rozendo Aragão, da Rádio Cultura.

A jornalista Aline Aragão, repórter da TV Atalaia, concordou. “É bastante benéfico ter uma aproximação dos gestores, do governador, com os profissionais de imprensa, para mostrar o que tem sido feito nesses 30 primeiros dias. E é importantíssima a recriação da Secom, porque não dá para imaginar um estado sem uma Secretaria da Comunicação. O governador está de parabéns pela iniciativa”, sinalizou.

Na visão da jornalista Mayusane Matsunae, do Jornal da Cidade, ações como o café da manhã permitem uma prestação de contas à população. “Espero que momentos como este sejam rotineiros. Essa explanação sobre os 30 dias de governo é uma oportunidade de o público saber como está sendo o trabalho da gestão. O jornalismo é um canal de transparência. Então, se há diálogo e abertura, a população vai ficar sabendo o que está acontecendo. E a recriação da Secom torna mais fácil para a imprensa, para termos acesso às informações”, disse.

De acordo com o jornalista Jozailto Lima, do Portal JL Política, tanto o convite do governador à imprensa quanto o retorno da Secretaria da Comunicação são um indicativo de respeito à democracia. “Este momento tem uma significação muito alta, em tempos em que a comunicação tem sido travada e em que as pessoas estão distribuindo notícias falsas. Nesse contexto, alguém que faça um balanço de 30 dias e convide a imprensa à interlocução é digno de nota. Inclusive, porque há muito que dizer desse período. O governo de Fábio parece-nos muito movimentado, em busca de soluções para Sergipe. E a recriação da Secom é mais um fato a colaborar. Nenhum governo pode prescindir de uma secretaria própria para a comunicação, porque ela é a base de tudo”, finalizou.

Com informações da ASN.

MATÉRIA FIXA DA CÂMARA DE JANEIRO DE 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade