terça-feira, janeiro 14, 2025
InícioGeralConheça a nova programação do SE Mapping que acontece nos dias 16...

Conheça a nova programação do SE Mapping que acontece nos dias 16 e 17 de janeiro

O Verão Sergipe começa com o Festival SE Mapping, que será realizado nos dias 16 e 17 de janeiro, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju.

O evento inovador reúne projeções que valorizam as práticas culturais e a história sergipana a partir da técnica de videomapping, além de shows musicais, espaço gastronômico, feiras de artesanato e economia criativa, atividades para crianças e passeios guiados. Idealizado pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o festival é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com o SSA Mapping.

Inicialmente programado para os dias 11 e 12 de janeiro, o festival foi adiado para a semana seguinte devido às fortes chuvas que atingiram o estado. Segundo o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, a decisão atendeu a uma recomendação dos órgãos de controle ambiental e meteorológico. “As chuvas e incidências de descargas elétricas poderiam comprometer nossos equipamentos, já que o evento acontece em ambiente aberto, em praça pública. O adiamento foi necessário para preservar a segurança e garantir o brilho de uma iniciativa inédita no estado”, explica.

Sobre as atrações, Gustavo Paixão ressalta a valorização da cultura local. “Priorizamos artistas sergipanos, e todo o conteúdo apresentado nas projeções é voltado à cultura sergipana, abrangendo diversas linguagens. O SE Mapping é um evento marcado pela interatividade e pela valorização da história, o que torna este festival tão especial”, destaca.

De acordo com a diretora criativa do festival, Lívia Cunha, o adiamento não alterou as atrações anunciadas, apenas a ordem de algumas apresentações. “A programação permanece a mesma. Acredito que o novo cronograma cria um apelo para um público que talvez não fosse tão contemplado no final de semana: os trabalhadores que circulam pelo Centro de Aracaju durante a semana. Por estarem na região, terão mais facilidade de acessar e participar do evento”, afirma.

Um dos destaques da programação é o ‘Rolê Ará’, passeio guiado pelo historiador Osvaldo Neto. Na quinta-feira, 16, o roteiro começa às 16h no Relógio do Mercado, no Complexo dos Mercados Centrais, e segue até a Praça Fausto Cardoso, passando por pontos históricos do centro da capital. Já na sexta-feira, 17, o passeio será de barco, do Atracadouro das Tototós até a Ponte do Imperador. A atividade é gratuita e sem necessidade de inscrição. No caso do passeio de barco, está sujeita à lotação máxima de 40 participantes.

Atividades formativas e videomapping
Na semana anterior ao evento, nos dias 9 e 10 de janeiro, foi realizada uma oficina gratuita de introdução ao videomapping, no Auditório do Arquivo Público de Sergipe. A atividade apresentou conceitos, ferramentas e práticas fundamentais dessa técnica, que projeta imagens em superfícies de forma criativa. Os participantes também se aprofundaram no uso de softwares como Resolume e MadMapper, ampliando sua compreensão sobre as possibilidades artísticas e culturais da ferramenta.

Programação

Quinta-feira, 16 de janeiro

16h: “Rolê Ará”, passeio guiado a pé com Osvaldo Neto
Roteiro: Relógio do Mercado no Complexo dos Mercados Centrais até a Praça Fausto Cardoso – Acesso livre

Na Praça Fausto Cardoso:

17h: Dj Kaska no Coreto Sonoro + Feira de artesanato e economia criativa + Feira de gastronomia e economia solidária + Atividades infantis

18h: Instalações de arte e tecnologia: ‘Digital Landscape’ de Homem Gaiola (MG), ‘ACASO SURREAL 3’ de Kelly Pires (SP) + Festa das Luzes de Joinville (SC) e ‘Fausto Iluminado’ por MartinZ (BA) + TANTOcria (BA)

18h30: Apresentação de abertura com Orquestra Sanfônica de Aracaju (SE) no palco e projeções na fachada do Palácio Olimpio Campos de Júlia Bezerra Cruz (SE) e Sônia Mellone (SE)

19h: Mostra Nacional de videomapping na fachada do Palácio Olímpio Campos

19h30: Apresentação de Tradição e Tecnologia com Grupo Parafusos (SE) e intervenções visuais de Sarah Ahab (SE)

20h: Mostra Nacional de videomapping na fachada do Palácio Olímpio Campos

20h30: Apresentação de encerramento com The Baggios (SE) com participação de Anne Carol (SE) e Sandyalê (SE) + visuais de Sara Ahab (SE)

22h: Dj Kaska no Coreto Sonoro + Feira de artesanato e economia criativa + Feira de gastronomia e economia solidária

23h: Encerramento

Sexta-feira, 17 de janeiro

16h: ‘Rolê Ará’, passeio guiado de barco com Osvaldo Neto
Roteiro: Atracadouro das Tototós até a Ponte do imperador
Vagas limitadas, por ordem de chegada

Na Praça Fausto Cardoso:

17h: Dj Gessana Shakti + Feira de artesanato e economia criativa + Feira de gastronomia e economia solidária + Atividades infantis

18h: Instalações de arte e tecnologia: ‘Digital Landscape’ de Homem Gaiola (MG), ‘ACASO SURREAL 3’ de Kelly Pires (SP) + Festa das Luzes de Joinville (SC) e ‘Fausto Iluminado’ por MartinZ (BA) + TANTOcria (BA)

18h30: Apresentação de abertura com Barco de Fogo (SE)

18h40: Mostra Nacional de videomapping na fachada do Palácio Olímpio Campos

19h: Apresentação de Tradição e Tecnologia com Grupo Parafusos (SE) com intervenção visual de Layla Bomfim (SE) + Pedido (SE)

19h30: Mostra Nacional de videomapping na fachada do Palácio Olímpio Campos

20h: Apresentação de encerramento com Pedro Lua (SE) com participação de Nanda de Aquino (SE) e Lari Lima (SE) e visuais de Sarah Ahab (SE) + Kelly Pires (SP)

21h30: Dj Patrick Tor4 + Feira de artesanato e economia criativa + Feira de gastronomia e economia solidária

23h: Encerramento

Fonte: ASN

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Laranjeiras celebra mais uma edição de sucesso do maior encontro de cultura do Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade