segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioEsportesConheça o novo modelo do Mundial de Clubes em 2025

Conheça o novo modelo do Mundial de Clubes em 2025

A Fifa anunciou novas regras de classificação para o Mundial de Clubes de 2025, conheça os detalhes da competição.

A Fifa confirmou nesta terça-feira (14) o novo modelo do Mundial de Clubes, que será disputado com 32 equipes e de quatro em quatro anos a partir da edição 2025. O anúncio foi feito depois de reunião do Conselho da entidade, em Kigali, capital de Ruanda.

Em fevereiro, a Fifa tinha anunciado a criação do novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025 e ainda não tem sede definida.

Na reunião desta terça, que serviu também para oficializar o novo formato da Copa do Mundo com 48 seleções, a Fifa deu detalhes sobre como vai funcionar a classificação para o Mundial.

A seguir, veja o que se sabe sobre o novo Mundial de Clubes a partir de 2025.

Mundial de Clubes 2025: como vai funcionar?

O novo Mundial de Clubes deve ter a fórmula igual à da última Copa do Mundo. Ou seja, a ideia é distribuir os 32 times em oito grupos de quatro. Os dois melhores por chave, 16 equipes, no total, avançam para a fase eliminatória (oitavas de final, quartas de final, semifinal e final).

Quem já está classificado para o Mundial 2025?

Como será disputado de forma quadrienal, o “super Mundial” vai englobar os campeões continentais em um recorte de quatro anos. Desta forma, segundo anunciou a Fifa nesta terça-feira, as equipes que vencerem entre 2021 e 2024 terão vaga garantida no torneio de 2025.

No caso da Conmebol, por exemplo, Palmeiras (campeão em 2021) e Flamengo (2022) já estão garantidos. A Uefa, que tem direito a 12 vagas no novo Mundial de Clubes, vai incluir os vencedores da Liga dos Campeões de 2021 a 2025. Sendo assim, Chelsea e Real Madrid já têm lugar garantido no campeonato. A lógica serve para todas as confederações vinculadas à Fifa com vagas no Mundial.

LEIA TAMBÉM:

Juca inaugura novas obras e assina ordens de serviço em Laranjeiras

Uefa e Conmebol, com direito a 12 e seis vagas, respectivamente, devem usar seus rankings de clubes, baseados em critérios esportivos, para definir os demais classificados além dos campeões. O ranking também será utilizado caso no período um time seja campeão continental mais de uma vez.

Número de vagas por confederação no novo Mundial

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
  • Conmebol (América do Sul): 6
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede: 1

Mundial de Clubes anual continua

Apesar da criação do novo Mundial de Clubes a cada quatro anos com 32 equipes, a Fifa vai manter a realização de uma compatição mundial anual, em um local neutro.

Com o formato atual sendo descontinuado após a edição de 2023, entidade máxima do futebol decidiu criar uma nova competição anual com clubes de todas as confederações filiadas.

A competição acontece nos três antes em que não há o “super” Mundial e contará com os campeões das principais competições de clubes de cada continente, como a Libertadores.

O campeão da Liga dos Campeões já entra neste formato anual garantido na decisão. O representante europeu enfrentará na final o vencendor de um playoff entre as equipes das demais confederações, incluindo times vinculados à Conmebol.

Com informações do portal Band.com.br

MATÉRIA FIXA DO MES DE FEVEREIRO DA CÃMARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade