Sergipana Yandra Moura reforça a voz do Nordeste nas decisões estratégicas do Parlamento e consolida protagonismo político em Brasília.
A deputada federal Yandra Moura (União Brasil/SE) foi oficializada como vice-líder do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados, que reúne 275 parlamentares de oito legendas: União Brasil, Progressistas, PSD, Republicanos, MDB, Federação PSDB-Cidadania e Podemos. O bloco é liderado pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (MA).
Função estratégica na Câmara dos Deputados
Com a nova função, Yandra Moura passa a poder participar das reuniões de líderes, onde são debatidas as pautas de votação do Plenário e as principais decisões políticas da Casa. Além disso, poderá presidir reuniões da bancada quando convocada pelo líder, desempenhando papel de articulação entre partidos e frentes parlamentares.
A parlamentar sergipana já havia exercido a vice-liderança anteriormente e retorna ao cargo, reforçando sua presença entre os principais nomes do Congresso Nacional.
Atualmente, Yandra também preside a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE), uma das mais estratégicas da Câmara, responsável por temas ligados ao crescimento econômico e à redução das desigualdades regionais.
Compromisso com diálogo e representatividade
Em declaração, Yandra destacou que o novo posto é resultado de um trabalho coletivo construído com diálogo e responsabilidade.
“O nosso trabalho é sério, baseado na realidade do brasileiro, do nosso dia a dia. Eu caminho com propósito, ouvindo as pessoas em Brasília e em Sergipe. Estar novamente na vice-liderança é o resultado de uma construção coletiva, feita com diálogo, responsabilidade e compromisso com o nosso país. Agradeço ao líder Pedro Lucas Fernandes pela confiança e pela parceria constante em favor de um Parlamento forte e de um Brasil que avança”, afirmou.
Bloco partidário terá papel central nas decisões do Legislativo
Formado por oito partidos, o bloco liderado por Pedro Lucas Fernandes e que agora tem Yandra Moura na vice-liderança terá papel central nas articulações políticas e econômicas do Legislativo, especialmente nas votações relacionadas ao ajuste fiscal, reformas administrativas e equilíbrio das contas públicas — temas que devem dominar a agenda do Congresso nos próximos meses.
Fortalecimento da representação do Nordeste e de Sergipe
Para Yandra Moura, assumir a vice-liderança neste momento é também uma oportunidade de ampliar a representação do Nordeste e de Sergipe nas grandes discussões nacionais.
“É fundamental que o Nordeste esteja presente nas decisões que moldam o futuro do país. Quero seguir levando as demandas da nossa gente para o centro das discussões, sempre com diálogo e compromisso com o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil”, afirmou a deputada.
Reconhecimento nacional e protagonismo feminino
Em 2025, Yandra Moura foi reconhecida entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com levantamento do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Ela é a mais jovem e a única nordestina em primeiro mandato presente no ranking, que reúne apenas 12 mulheres entre os nomes mais influentes do Parlamento brasileiro.
O reconhecimento reforça o protagonismo feminino e o crescimento da participação das mulheres em cargos de liderança dentro da Câmara dos Deputados.
Da Redação do RS NOTÍCIA com informações da Assessoria de Imprensa
LEIA TAMBÉM: Juca planeja aprimorar ainda mais a segurança pública em Laranjeiras



