quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioPolíticaDiferença de Lula para Bolsonaro cai a 2,5 pontos, diz Paraná Pesquisas

Diferença de Lula para Bolsonaro cai a 2,5 pontos, diz Paraná Pesquisas

Pesquisa estimulada feita a menos de 30 dias do 1º turno das eleições presidenciais mostra uma crescente entre os candidatos que integram a 3ª via e uma diminuição entre Lula e Bolsonaro. Os dois principais candidatos estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta terça-feira, 6, mostra que a diferença entre o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), atual líder nos principais levantamentos, e do atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) diminuiu. Na última pesquisa realizada em agosto deste ano, o petista foi o nome escolhido por 32,1% dos eleitores. Caso as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-metalúrgico seria a escolha de 32% dos votantes.

Já em relação ao chefe do Executivo, sua reeleição era apoiada por 29% dos brasileiros no último mês e, em setembro, passou a ser o nome de 29,5% dos eleitores. A diferença entre ambos oscilou dentro da margem de erro e diminuiu 0,6 ponto percentual, caindo de 3,1 pontos para 2,5 pontos. Já os candidatos que integram a terceira via também registraram crescimento nas intenções de voto.

https://camaradelaranjeiras.se.gov.br/

Ciro Gomes (PDT) passou de 3,9% para 4,1%; Simone Tebet (MDB) dobrou sua situação eleitoral e foi de 0,8% para 1,6% dos votos válidos; Pablo Marçal (PROS) registrou 0,3%, ante os 0,2% da pesquisa anterior; Felipe D’ávila (Novo) passou de 0,1% para 0,2% da preferência dos eleitores; e Soraya Thronicke (União Brasil) voltou a pontuar, alcançando 0,2% dos votos válidos. Léo Péricles (UP), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Não souberam ou não responderam correspondem a 26,8%, enquanto 5,2% votariam branco ou nulo.

Pesquisa Estimulada

No cenário estimulado, onde os candidatos são apresentados aos entrevistados, o ex-presidente Lula obteve a preferência de 40,2% dos eleitores. Já Bolsonaro manteve a curta distância e foi escolhido por 36,4% dos participantes. Ciro Gomes e Simone Tebet apresentaram 7,3% e 4,1%, respectivamente, enquanto os outros nomes obteriam menos de um por cento dos votos caso a eleição ocorresse nesta terça. Não souberam ou não responderam foram 4,2% dos participantes e 5,8% votariam branco ou nulo.

Num eventual cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista seria eleito para um terceiro mandato à frente do Planalto por 47,3% contra 40,3% dos eleitores. Para a realização da pesquisa, foram ouvidos de maneira presencial 2.020 eleitores com 16 anos ou mais, distribuídos em 164 municípios em 26 Estados e o Distrito Federal entre os dias 31 de agosto e 05 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Com informações do portal Jovem Pan News

CAPA FIXA DA MATÉRIA DA cÂMARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade