De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, a nova tarifa passa a vigorar a partir deste domingo, 15.
Na tarde desta sexta-feira (13) foi realizada uma coletiva de imprensa na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju para discutir questões relacionadas ao transporte coletivo. Entre as decisões anunciadas, o reajuste de 12,5% da passagem.
Após três anos e cinco meses sem aumento do valor, a partir deste domingo (15), a tarifa passa a custar R$ 4,50. O último reajuste foi em agosto de 2017, quando a gestão fez um aumento no valor de 12,9%.
LEIA TAMBÉM: Micareme 2022: Prefeitura de Laranjeiras realiza a grande festa no próximo fim de semana.
De acordo com a SMTT, o aumento do valor foi justificado pelo aumento de combustível e da inflação, a diminuição na porcentagem de passageiros. “Em fevereiro deste ano, o número de usuários do serviço ainda estava cerca de 30% menor do que o mesmo período de 2020, anterior à pandemia”, disse o órgão em nota. “Pela primeira vez na história, o combustível passou a figurar como o principal item da tarifa do transporte, superando a mão de obra. Atualmente, ele representa 38,9% dos custos das empresas operadoras do transporte coletivo, enquanto a folha do pessoal representa 34,8%”, completou.
Programa de gratuidade
Na solenidade, ainda foi lançado o Programa Provisório de Custeio Extra Tarifário de Gratuidade nos Transportes Coletivos Urbanos às pessoas com deficiência e os acompanhantes.
“Além disso, o prefeito Edvaldo Nogueira, que é presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, está empenhado, junto com os demais prefeitos do país, para a aprovação de um repasse federal da gratuidade dos idosos que trará melhorias para o setor”, pontuou a SMTT.
Com informações do portal A8.