Flamengo e Atlético-MG decidirão a Supercopa do Brasil neste domingo, na Arena Pantanal, em Cuiabá. A partida que reúne o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Galo, e o vice-campeão da Série A, ocorrerá às 16h00 (de Brasília).
Nos últimos dois anos, o Flamengo chegou à Supercopa como campeão brasileiro e levantou a taça em ambas as ocasiões. Em 2020, bateu o Athletico-PR e, no ano passado, o Palmeiras. O Rubro-Negro agora revive a grande rivalidade dos anos 80 contra os mineiros na busca pelo tricampeonato. Naquela década, a dupla se enfrentou em quatro duelos decisivos e o Fla levou vantagem em três.
O confronto deste ano foi cercado de polêmicas, principalmente com relação à escolha do local do jogo. Pelo regulamento da CBF, este deve ser um campo neutro, mas, como o Flamengo possui uma grande torcida em quase todas as regiões do país, o Atlético se sentiu prejudicado. A direção do clube mineiro chegou a sugerir que a partida fosse em Belo Horizonte, mas a confederação optou por Cuiabá.
As duas equipes chegam em momentos diferentes para a disputa. Embora ambas tenham novos treinadores, o Galo manteve praticamente o mesmo time e esquema de jogo com o técnico Antônio Mohamed. Enquanto isso, o Fla iniciou uma reformulação com o português Paulo Sousa e ainda está se adaptando ao novo esquema.
LEIA TAMBÉM: Vereadores de Laranjeiras retomam sessões ordinárias após recesso parlamentar
“O Atlético fez uma temporada extraordinária, ganhando praticamente tudo. Ou seja, motivados como uma equipe-base. Penso que meu colega vai dar continuidade a estes mesmos processos de vitória dentro do elenco dele. Nós iniciamos um processo completamente novo, em que estamos crescendo bastante”, afirmou Sousa após a vitória sobre o Madureira pelo Carioca.
“Com certeza, será um jogo digno de final. E, com certeza, a nossa grande vantagem pode não ser os processos, mas a nossa nação, que vai estar conosco e nos ajudar. Vai nos empurrar para aquilo que pretendemos fazer sempre: vencer e trazer a taça para o Rio”, completou.
Os dois times têm desfalques para a decisão. Do lado rubro-negro, Rodrigo Caio e Thiago Maia estão entregues ao departamento médico e não jogam. Os cariocas ainda têm uma dúvida: o zagueiro Gustavo Henrique, que sofreu entorse no joelho na partida do último domingo, contra o Nova Iguaçu.
Do lado atleticano, o atacante chileno Eduardo Vargas é desfalque certo devido à uma lesão no joelho. Já o meio-campista argentino Matías Zaracho, com dores na coxa esquerda, é dúvida.
A decisão será em jogo único, com as equipes em igualdade de condições. Se a partida terminar empatada nos 90 minutos, o título será decidido em cobranças de pênaltis.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X FLAMENGO-RJ
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: Domingo, 20 de fevereiro de 2022
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Bruno Raphael Pires (GO-Fifa)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
ATLÉTICO-MG: Everson, Mariano, Nathan Silva, Godín e Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho (Savarino) e Nacho Fernández; Ademir (Keno) e Hulk
Técnico: Antônio Mohamed
FLAMENGO: Diego Alves (Hugo), Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira (Filipe Luis); Rodinei, Willian Arão, João Gomes (Diego Ribas) e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique (Vitinho)
Técnico: Paulo Sousa
Com informações do portal Gazeta Esportiva