Acompanhado pelo vice Zezinho Sobral, Fábio Mitidieri reafirma compromisso com Hospitais Filantrópicos e com o avanço do SUS.
Os candidatos Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral reuniram-se com representantes da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais Filantrópicos e Entidades de Filantropia e Beneficência do Estado de Sergipe (Federase) para dialogar sobre o fortalecimento da assistência ao usuário do SUS no estado.
Estiveram reunidos membros dos hospitais Cirurgia, Santa Izabel, São José, Amparo de Maria de Estância, Hospital Nossa Senhora da Conceição em Lagarto, Hospital filantrópico de Capela, o Hospital Nossa Senhor dos Passos, em São Cristóvão, e o de Itabaianinha, que entregaram uma Carta de Intenções com o intuito de integrar a Federase à composição da saúde pública e participar das discussões para a melhoria da atenção da população.
“Dentre as pautas estão isenção de impostos, aprimoramento dos contratos de prestação de serviço, estabelecer um dia de pagamento para os filantrópicos entre outras iniciativas para permitir o avanço em qualidade, oferta crescente e sustentabilidade financeira dos serviços de saúde à população sergipana. Tratamos também da importância da aplicabilidade do piso da Enfermagem. A recepção de Fábio e Zezinho foi excelente”, destacou Débora Leite, vice-presidente da Federase e diretora do Hospital e Maternidade Santa Isabel.
Fábio destacou que a saúde pública é uma das suas prioridades no governo e afirmou que trabalhará para desenvolver um modelo diferente e eficaz de fazer gestão para que os hospitais filantrópicos tenham um diálogo mais fácil com o governo do Estado.
“Teremos um modelo de gestão mais participativo, com expertise na saúde feita por quem conhece a área, respeitando os profissionais e garantindo o pleno funcionamento da rede SUS em Sergipe. A saúde será para todos. Precisamos fomentar a saúde, criar uma linha de crédito diferenciada para investimentos na saúde, manutenção de leitos, compra de equipamentos. Recebemos o documento da Federase, leremos com muita atenção e carinho. Os hospitais filantrópicos serão sempre ouvidos e atendidos”, garantiu Fábio.
Os gestores apresentaram a atuação das filantrópicas em Sergipe, que corresponde a 40% dos atendimentos no estado, e pediram apoio para avançar na assistência de média complexidade aos usuários do SUS no estado. Os Hospitais Filantrópicos possuem 33% dos leitos em Aracaju e 46% dos leitos credenciados ao SUS no interior.
“Os Hospitais Filantrópicos são importantíssimos para a rede de atendimento do SUS. Este encontro foi muito importante para fortalecer um relacionamento e ampliar as discussões para que possamos agregar e interagir na formulação das políticas públicas. Este é o desejo de Fábio e de todos nós para melhorar a saúde pública. A participação dos filantrópicos na Rede de Saúde é imprescindível e necessária para a resolutividade e isso está muito bem proposto no plano de governo de Fábio: cuidar das casas filantrópicas, valorizar os profissionais e garantir a assistência a todos os sergipanos”, destacou Zezinho Sobral.
Max Carvalho, diretor do Hospital Amparo de Maria, de Estância, sinalizou positiva a reunião. “O candidato Fábio Mitidieri ouviu as nossas sugestões e propostas. Enquanto Federase, mostramos a importância e a credibilidade dos hospitais filantrópicos do estado de Sergipe, toda nossa cadeia produtiva e nossa capacidade de oferta. O encontro foi bastante produtivo e acreditamos que os pleitos serão atendidos. É um fortalecimento muito grande para o Sistema Único de Saúde”, destacou.
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa