Patrocinador
terça-feira, outubro 14, 2025
Patrocinador
InícioGeralGoverno do Estado amplia a rede de estações meteorológicas

Governo do Estado amplia a rede de estações meteorológicas

Segundo informações da Sedurbi e da SPDEC, dez municípios de cinco territórios foram contemplados com equipamentos.

Em continuidade às ações de monitoramento dos parâmetros de radiação solar, volume pluviométrico, direção, velocidade e rajada dos ventos, temperatura, umidade relativa do ar, índice ultravioleta, pressão atmosférica e precipitações, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil (SPDEC), concluiu a instalação de estações meteorológicas em mais dez municípios.

Por questões de segurança e praticidade, os equipamentos foram instalados nas delegacias dos municípios de Cristinápolis, Cumbe, Japoatã, Moita Bonita, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Neópolis, Pinhão, Salgado e São Domingos, e ampliarão a cobertura do gerenciamento de risco, prevenção e mitigação aos efeitos da chuva, seca e outros eventos climáticos.

Segundo a gerente de Monitoramento e Alerta da SPDEC, Lumma Costa, as novas estações contribuirão ainda mais para o acompanhamento das informações em tempo real. “A instalação dos equipamentos facilitará o controle de dados não apenas nos municípios em que foram instalados, mas também em áreas circunvizinhas. Essa ampliação representa um avanço significativo na capacidade de resposta e na adoção de medidas antecipadas para a proteção da população e a redução de desastres”, disse.

“Ao contemplar municípios dos territórios agreste central, baixo São Francisco, alto e médio sertão e sul sergipano, o Governo do Estado contabiliza 50 estações instaladas e amplia o alcance da coleta de informações. Com isso, as ações preventivas da Defesa Civil se fortalecem e o desenvolvimento de diversos setores produtivos e sociais em Sergipe serão impulsionados”, ressaltou o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas

Sobre as estações

O equipamento é um produto sustentável autônomo com painel solar e bateria interna e funciona automaticamente, sem necessidade de energia elétrica, por meio de chip de telefone celular, tendo ainda a função Wi-Fi.

Os dados coletados são armazenados por tempo indeterminado em nuvem e sem nenhum custo, o que permite o acesso futuro de todas as informações climáticas, desde o dia em que a estação foi instalada, sem o menor risco de perdê-las mesmo se a rede de internet falhar, uma vez que a própria estação começa a armazenar os dados para que, quando o sinal for restabelecido, eles sejam encaminhados à nuvem.

A concepção e desenvolvimento técnico das estações meteorológicas foram realizados por uma empresa especializada, que também é responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos. A Defesa Civil estadual assume a responsabilidade pelo monitoramento contínuo do funcionamento operacional das estações e análise dos dados coletados.

As atualizações dos dados climáticos são transmitidas automaticamente em intervalos horários e disponibilizadas no portal oficial da Defesa Civil. Com base nessas informações, é realizado o monitoramento sistemático dos índices meteorológicos coletados, permitindo a análise e a tomada de decisões estratégicas para a gestão de riscos.

Com informações do Governo de Sergipe

PUBLICIDADE DE SETEMBRO 2025

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade