Patrocinador
quarta-feira, outubro 29, 2025
Patrocinador
InícioPolíciaGoverno do Rio realiza Megaoperação Policial no Alemão e na Penha é...

Governo do Rio realiza Megaoperação Policial no Alemão e na Penha é a mais letal da história

Até o momento, Megaoperação policial deflagrada nesta terça-feira, 28, já contabiliza 64 mortos, incluindo 4 policiais.

As polícias Civil e Militar do Rio realizam nesta 3ª feira (28.out.2025) uma megaoperação que já resultou em 64 mortes nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense.

A operação Contenção, a qual segue em curso até o fechamento desta reportagem, mobiliza aproximadamente 2.500 agentes, para cumprir centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão, e é considerada a mais letal da história do Estado, segundo o Geni/UFF (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense).

Até então, a operação com o maior número de mortes havia sido no Jacarezinho, em maio de 2021, com 27 mortos, enquanto a operação na Vila Cruzeiro, em maio de 2022, terminou com 24 mortes. As 3 ações com maior letalidade ocorreram durante a administração do governador Cláudio Castro (PL).

Eis as 5 ações policiais com mais mortes no Rio, segundo o Geni:  2025, Penha e Alemão – 64 mortes; 2024, Jacarezinho – 28; 2022, Vila Cruzeiro – 23; 2007, Alemão – 19; 2022, Alemão – 17; O alvo da operação Contenção é a facção CV (Comando Vermelho). Entre as vítimas, até o momento, estão 60 suspeitos e 4 policiais. Além dos agentes mortos, outros foram baleados, incluindo 1 delegado que se encontra em estado grave.

Segundo a ONG (Organização Não Governamental) Voz das Comunidades, a megaoperação também deixou feridas 3 pessoas sem relação com o confronto. Um homem em situação de rua foi atingido nas costas por uma bala perdida e levado ao Hospital Getúlio Vargas. Uma mulher que estava em uma academia também foi ferida, mas já recebeu alta. Um 3º homem, que trabalhava em um ferro-velho, também foi baleado.

Além disso, 81 pessoas foram presas e 72 fuzis, uma pistola, 9 motos e ao menos 200 kg de drogas foram apreendidos.  Por causa da megaoperação no Alemão e na Maré, o Centro de Operações da Prefeitura declarou que a cidade está em estágio 2 de alerta, quando “há ocorrência com elevado potencial de agravamento”. A escala vai até o estágio 5. Com isso, vias próximas ao Alemão, Penha, Chapadão, São Francisco Xavier, Freguesia e Taquara foram interditadas.

O governo do Rio de Janeiro, em nota, classificou a megoperação como “combate ao narcoterrorismo” e disse que a ação foi deflagrada “após mais de um ano de investigação e 60 dias de planejamento”. Ainda, segundo o governo estadual, “a ação conta com o apoio do Ministério Público Estadual e cumpre todas as medidas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ADPF 635, como o uso de câmeras operacionais corporais e apoio de ambulâncias na região”. Leia a nota na íntegra (PDF – 15 kB).

Com informações do portal PODER360

LEIA TAMBÉM: Prefeito Juca inaugura Centro Cultural Horácio Hora

PUBLICIDADE DE OUTUBRO DE 2025

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade