sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaJeferson Andrade defende redução da alíquota do ICMS em Sergipe

Jeferson Andrade defende redução da alíquota do ICMS em Sergipe

Presidente da Alese Jeferson Andrade afirma que redução do ICMS deve atender expectativas dos empresários e do Governo do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de  Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), disse hoje (23) que até a próxima quinta-feira deverá se reunir com o secretário da Casa Civil do Estado, Jorginho Araujo, e representantes do Fórum Empresarial de Sergipe para mais uma rodada de discussão sobre a redução da alíquota do ICMS em Sergipe.

Na terça-feira (21), Jeferson Andrade recebeu representantes do Fórum Empresarial, que vieram pedir o apoio da Alese para a redução da alíquota de 22% para 18%. Na quarta-feira (22), ele levou a reivindicação ao governador Fábio Mitidieri. No mesmo dia, o governador anunciou que na próxima semana enviará projeto à Assembleia propondo a redução da alíquota para igualar à dos Estados da Bahia e Alagoas (19%).

Imprensa

Em entrevista ao repórter Eron Ribeiro, da rádio Jornal FM, de Aracaju, Jeferson disse que é possível chegar a um acordo que atenda a reivindicação dos empresários e as expectativas do governo. “A gente está tentando fazer essa ponte para que a gente possa sentar até a próxima quarta ou quinta-feira, quando o projeto vai chegar, para que se alcance um bom termo”, comentou.

“A gente também sabe que a pauta do governador na sua campanha eleitoral foi de valorizar setores da administração pública. Tem que ver como vai ser tratada a questão fiscal, para ver se o governo pode dar ou não aumento para as categorias, com base já nessa previsão de receita. A gente espera que o governador, com sua característica de conciliador, possa conversar com todos e ter uma explicação plausível para que o ICMS fique no termo que vai vir quarta ou quinta-feira”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Boa parceria com o Governo de Fábio Mitidieri é destacada por Juca

O presidente da Alese disse, na entrevista, que a guerra fiscal entre Sergipe, Bahia e Alagoas é uma preocupação de todos os deputados estaduais, sejam da oposição ou da situação. “Essa é uma preocupação não só da oposição. Nós da base temos conversado com o governo insistentemente, desde fevereiro, quando assumimos o mandato. E o governo será sensível à questão. Só não divulgou ainda essa alíquota”, afirma.

Aumento

Aprovada em dezembro do ano passado, a alíquota de 22% do ICMS de combustível, energia e comunicação passou a vigorar no dia 20 deste mês. O Fórum Empresarial argumenta que Sergipe perde em competividade com o aumento do ICMS, eleva a carga tributária sobre as empresas e reduz o poder de compra da população. Os empresários dizem que a volta da alíquota para 18%, como era antes, incentiva a atração de investimentos, ajuda na economia e contribui para a geração de emprego e renda no Estado.

Com informações do portal Imprensa 24H.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade