Em sua primeira participação como novo Rei dos Lambe Sujos, Dindo dá aula de simpatia e organização e foi ovacionado pelo público presente no evento.
A tradicional manifestação folclórica dos Lambe Sujos e Caboclinhos foi iniciada com o Cortejo da Alvorada, às 4 horas da madrugada do domingo, 12, em Laranjeiras, marcando o início da festa folclórica, que é considerada pelos estudiosos como o maior teatro a céu aberto do mundo.
Ainda no período da manhã, por volta das 9h ocorreu o Cortejo e a Bênção dos grupos na escadaria da Igreja Matriz. Às 14h, os brincantes acompanhados de grande multidão de pessoas iniciaram o cortejo final com a busca dos personagens mãe Suzana, Pai Juá e o Novo Rei dos Lambe Sujos.
E por fim, às 16h, o público imenso que superlotou o Centro Histórico de Laranjeiras, mais precisamente a área nas imediações das Praças Bom Jesus dos Navegantes e da Bandeira, assistiu a encenação do combate dos dois grupos (Lambe Sujos e Caboclinhos) no Largo do Quaresma. Tudo foi realizado com a participação de um público recorde, superior ao número registrado nas edições anteriores da festa.
A estrutura do evento montado pela Prefeitura de Laranjeiras, tanto na parte estrutural como no quesito segurança foi aprovada pelo público presente. Portanto, mais uma vez parabenizamos todos os organizadores: a Secretaria de Cultura e a Comissão Organizadora formada por brincantes dos dois grupos folclóricos, assim como a Polícia Militar, a Guarda Municipal, Demutram e o SAM pelo sucesso e tranquilidade na realização da edição 2025 dos Lambe Sujos e Caboclinhos.
O público reagiu positivamente com manifestação de aplausos ao desempenho do novo Rei dos Lambe Sujos. Em sua primeira participação como Rei do tradicional grupo folcolclórico, Joelson Batista de Jesus (o Popular Dindo), com simpatia e organização conquistou a satisfação dos brincantes e do grandioso público.
Para o secretário de Cultura Leomax Célio a festa atendeu as expectativas almejadas pela admisnistração. “A tradição dos Lambe Sujos e Caboclinhos está mantida, graças a todos os laranjeirenses que participaram direta e indiretamente da organização do evento e todos que curtiram. Estou bastante satisfeito com a reação popular de apoio e aprovação, tanto do público interno como externo. Agradeço a todos pela importante colaboração”, declara Leomax.
“Nós que fazemos a gestão municipal de Laranjeiras juntamente com a população estamos maravilhados com todo sucesso da festa. Tenho certeza que todas as pessoas que vinheram de outras localidades para participar do evento, retornaram com excelente impressão da manifestação folclórica dos Lambe Sujos e Caboclinhos, pelo acolhimento e pela beleza cultural que assistiram”, destaca o prefeito Juca.
A manifestação cultural dos Lambe Sujos é datada de 1860, bem antes da abolição dos escravos no Brasil. O folguedo é a representação da batalha de dois grupos: de um lado os Lambe Sujos, que representam os escravos e do outro os Caboclinhos, representando os índios. Com personagens bem divididos, os grupos simulam a luta para resgatar a princesa que foi raptada pelos negros.
Da Redação do RS NOTÍCIA e foto de Koka