quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioPolíticaLula sugere que votos no STF sejam secretos

Lula sugere que votos no STF sejam secretos

‘Ninguém precisa saber’, diz Lula sobre votos dos ministros do STF. Você concorda com essa mudança? Em sua live semanal, presidente deu a entender que voto secreto de magistrados evitaria ‘animosidade’.

Lula disse nesta terça-feira que “a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte”. De acordo com o presidente, o fim do voto aberto dos magistrados da Corte evitaria “criar animosidade”.

“Este país precisa aprender a respeitar as instituições. Não cabe ao presidente da República gostar ou não de uma decisão da Suprema Corte. A Suprema Corte decide, a gente cumpre, sabe? É assim que é”, disse o petista, em sua live semanal.

“A sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votou a maioria: 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber se foi o (Marcos) Uchôa (apresentador da live) que votou, foi o Camilo (Santana, ministro da Educação) que votou. Aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz”, seguiu o presidente.

“Então, para a gente não criar animosidade, eu acho que era preciso começar a pensar se não é o jeito de a gente mudar o que está acontecendo no Brasil. Porque, do jeito que vai, daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, não pode mais passear com a sua família, sabe, porque tem um cara que não gostou de uma decisão dele”, afirmou Lula.

O presidente não entrou em detalhes sobre o funcionamento do modelo que sugeriu. Hoje, a Corte se reúne em plenário presencial para votações que são exibidas pela TV Justiça, ou votam no Plenário Virtual, sistema no qual os ministros publicam seus votos em determinado período

O voto contrário sobre a descriminalização das drogas do ministro Cristiano Zanin, do STF, escolha mais recente de Lula para o Supremo, foi alvo de críticas de parte da base eleitoral do petista. Em outubro, o presidente poderá escolher outro magistrado para a cadeira de Rosa Weber, que completará 75 anos, idade da aposentadoria compulsória na Corte.

Fonte: Por Ramiro Brites, da Coluna Radar / Portal Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade