Patrocinador
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
Patrocinador
InícioEducaçãoMais de 1 milhão de pessoas solicitam CNH pela plataforma digital em...

Mais de 1 milhão de pessoas solicitam CNH pela plataforma digital em apenas seis dias

Novo modelo do governo flexibiliza exigências, reduz custos em até 80% e permite aulas teóricas gratuitas pelo aplicativo CNH Brasil.

Em apenas seis dias após a implementação das novas regras, mais de 1 milhão de pessoas solicitaram a abertura do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio da plataforma digital do governo. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que também aponta que o aplicativo CNH Brasil já ultrapassa 19,4 milhões de usuários cadastrados.

A mudança faz parte da nova política do Ministério dos Transportes, que estima uma redução de até 80% no custo para tirar a carteira de motorista. O novo modelo elimina a obrigatoriedade de aulas teóricas em autoescolas e passa a disponibilizar todo o conteúdo gratuitamente pelo aplicativo oficial, sem exigência de carga horária mínima.

Segundo o governo federal, a iniciativa busca modernizar, desburocratizar e tornar mais acessível o processo de habilitação, além de facilitar a renovação da CNH para motoristas já habilitados.

Outra novidade é a criação da renovação automática e gratuita da CNH para o “bom condutor”. O benefício será concedido a motoristas que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses e que estejam inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores.

Com a flexibilização das exigências estabelecida pela nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 57,1 mil pessoas estão em processo de formação como instrutores autônomos. Deste total, mais de 32 mil já receberam certificação, o que permite atuação independente, sem vínculo obrigatório com autoescolas.

O curso de formação de condutores tem sido o mais acessado na plataforma. Com conteúdo em textos, podcasts e vídeos, além de simulados e banco de questões, o curso já atraiu 823,3 mil usuários, dos quais mais de 280 mil concluíram a etapa teórica e receberam certificado.

Pelas novas regras, o candidato poderá utilizar veículo particular, contratar instrutor autônomo credenciado pelo Detran e cumprir uma carga mínima de apenas duas horas de aulas práticas, reduzida em relação às 20 horas anteriormente exigidas. As aulas podem ser realizadas tanto em autoescolas quanto com instrutores independentes.

Da Redação do RS NOTÍCIA

*Com informações da Jovem Pan

Publicidade de dezembro da Câmara de Laranjeiras

Banner do Patrocinador

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade