Operação verifica qualidade dos combustíveis e uso de substâncias proibidas, como metanol, com apoio de órgãos de fiscalização.
O Ministério Público de Sergipe (MPSE) realiza, nesta terça-feira (13), uma operação de fiscalização em postos de combustíveis na capital Aracaju, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na comercialização de combustíveis e garantir a segurança dos consumidores.
De acordo com o MPSE, a ação também verifica a eventual utilização de substâncias proibidas, como o metanol. A fiscalização utiliza uma metodologia específica, com reagentes químicos capazes de identificar alterações na composição do combustível, dispensando o uso de equipamentos de metrologia.
Até o momento, a operação foi concluída em um dos postos fiscalizados, onde não foram constatadas irregularidades. As equipes seguem em deslocamento para o segundo estabelecimento incluído na ação.
Fiscalização será ampliada
A operação na capital contempla quatro postos de combustíveis, com desdobramentos previstos ao longo da semana em municípios do interior de Sergipe. A ação é acompanhada pela promotora de Justiça Euza Missano, no âmbito da defesa dos direitos do consumidor e da garantia da qualidade dos combustíveis comercializados.
Segundo o MPSE, a fiscalização conta com o apoio de diversos órgãos, entre eles a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon); o Procon de Aracaju e de Sergipe; além do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem/SP).
O Ministério Público reforça que a iniciativa busca assegurar a qualidade, segurança e transparência na venda de combustíveis, protegendo os consumidores e coibindo práticas irregulares no setor.
Da Redação do RS NOTÍCIA
*Com informações do MPSE



