Confira nossa avaliação comparando a votação dos candidatos apoiados pelo Grupo de Juca frente aos votos recebidos pelos candidatos apoiados pela União da Boa Sorte, Varzinhas e Usina Pinheiro.
Os candidatos proporcionais (deputado estadual e federal) apoiados por Juca foram mais votados em todas as urnas do município de Laranjeiras que os dois candidatos proporcionais (deputado estadual e federal) que receberam apoio dos grupos da Boa Sorte, Varzinhas e da Usina Pinheiro. Ou seja, mais uma vez, a maioria dos eleitores locais preferiu votar na orientação eleitoral de Juca que dos seus adversários. Levando em conta, que dessa vez, os principais opositores de Juca, estiveram todos juntos, mesmo assim o povão preferiu seguir com o prefeito.
Isso demonstra a prova do reconhecimento da maioria dos eleitores, pelo todo trabalho que vem sendo desenvolvido no municípo, através da boa parceria da Gestão de Juca e os mandatos dos deputados Jeferson Andrade e Fábio Reis. Além da aprovação da forma como o prefeito está administrando a cidade.
Todo processo eleitoral serve como ferramenta de avaliação para aqueles que participam. Sejam sendo votados ou mesmo apoiando os determinados candidatos apresentados. Com a eleição do 1º turno, em Laranjeiras, não poderia ser diferente. Veja então como os candidatos apoiados pelo grupo político liderado pelo prefeito Juca foram votados.
Deputado Federal
Seguindo a ordem de votação da urna eletrônica, iniciarei minha avaliação com os deputados federais. O grupo de Juca apoiou a reeleição do deputado federal Fábio Reis (PSD), que obteve mais uma vez a maior votação no município. Fábio Reis recebeu 3.859 votos (25,71%), enquanto Yandra de André (União Brasil), candidata apresentada pelo principal grupo adversário (Boa Sorte, Varzinhas e Usina Pinheiro) de Juca, obteve 1.873 votos (12,48%). O candidato apoiado pelo grupo de Juca teve pouco mais de o dobro dos votos dados para a candidata do grupo adversário.
Deputado Estadual
Na disputa para deputado estadual, o resultado foi mais favorável para o candidato de Juca, quase 3 por 1. Enquanto Jeferson Andrade (PSD) obteve 2.619 votos (17,18%), Adelson Barreto (PDT) recebeu 1.206 votos (7,91%). O candidato de Juca superou o do principal adversário em todas as urnas de Laranjeiras.
Senador
Já na disputa pelo senado, o candidato Laércio Oliveira que obteve 5.038 votos (37,47%), sendo o mais votado em Laranjeiras, foi apoiado pelo Grupo de Juca e por seus adversários (Boa Sorte, Varzinhas e Usina Pinheiro).
Governador
O mesmo aconteceu na disputa pelo Governo do Estado. Quando Fábio Mitidieri foi o mais votado no município. Ele obteve 5.014 votos (58,30%). Tendo sido apoiado pelo grupo de Juca e pelos agrupamentos adversários.
Lembrando que nos municípios da Grande Aracaju, Fábio só conseguiu ficar na frente de Rogério Carvalho em Laranjeiras. Tudo isso, com toda certeza, graças ao apoio determinado do grupo de Juca. Que mobilizou toda cidade durante os dias da campanha em favor de Fábio e Laércio. Sendo, portanto, o maior protagonista da vitória dos dois candidatos no município. Contribuindo consideravelmente com a vitória de Laércio Oliveira para o senado e a passagem de Fábio para o 2º turno das eleições em Sergipe.
Juca e seu grupo promoveram as duas maiores mobilizações da campanha eleitoral no município. A Caminhada das Salinas e a Caminhada do Centro da Cidade. Que ajudaram a consolidar a excelente votação conquistada por Jeferson Andrade, Fábio Reis, Laércio Oliveira, Fábio e Lula em Laranjeiras.
Acredito que após o resultado da eleição de 2022, os grupos locais que fazem oposição ao prefeito, vão precisar se preparar bastante para poder quem sabe superar a forte liderança política de Juca. Digo isso, porque agora em 2022, a exemplo do que aconteceu em 2020, perderam novamente.
Votação da candidata a deputada estadual Dra Lidiane Lucena (Republicanos) em Laranjeiras.
A citada candidata foi eleita obtendo a 2ª maior votação no Estado e foi a 2ª mais votada do município, perdendo apenas para Jeferson Andrade, candidato de Juca. A deputada estadual eleita conseguiu vencer em Laranjeiras, o candidato Adelson Barreto, que foi apoiado pelo grupo da Boa Sorte, Varzinhas e da Usina Pinheiro. Ficando apenas em treceiro lugar em toda votação para deputado estadual no município.
Em Laranjeiras, Drª Lidiane Lucena recebeu apoio inicialmente da família do saudoso Manoel Carlos, em Pedra Branca. Após sua morte, seu filho Marcelo e os demais familiares, resolveram prosseguir com o trabalho do pai em favor da candidatura de Lidiane em Pedra Branca. O trabalho dos familiares de Manoel Carlos realizado em favor de Drª Lidiane no bairro conseguiu quase um terço dos votos alcançados para ela em Laranjeiras.
Fato semelhante a esse, ocorreu também no bairro Mussuca, quando algumas lideranças que votaram em Juca, na eleição de 2020, resolveram apoiar para deputada estadual a candidata Lidiane, conseguindo também quase um terço dos votos alcançados por ela em Laranjeiras.
Drª Lidiane Lucena também foi apoiada pelo vereador Emerson da Farmácia, que juntamente com as lideranças citadas acima conseguiu alcançar boa votação para ela em Laranjeiras. Durante o ano de 2022 Lidiane conseguiu disponbilizar forte estrutura de prestação de serviço na área de saúde para a várias pessoas de Laranjeiras. Esse, na verdade, foi o maior motivo da boa votação obtida pela candidata no município, assim como no estado de Sergipe.