Em entrevista, Renato ressaltou sentimento de orgulho após o Fluminense, desacreditado antes do torneio, desbancar potências e garantir vaga entre os semifinalistas.
Renato Gaúcho, após um período de pouco destaque, está ciente que o atual momento de prestígio não será eterno. Mesmo assim, o técnico do Fluminense vem aproveitando o status adquirido ao longo do Mundial de Clubes, algo que vai além da valorização profissional. Isso porque, assim como Botafogo, Flamengo e Palmeiras, o Tricolor vem contribuindo para o resgate da credibilidade do futebol brasileiro.
Levando em conta que PSG, Chelsea e Inter de Milão foram desbancados no Mundial por brasileiros, Renato Gaúcho se mostrou feliz com o desempenho. Agora, o treinador do Fluminense espera que, assim como ocorreu no duelo contra os italianos, outro europeu seja vencido, tarefa cumprida pelo Flamengo em duelo na fase de grupos.
“O treinador também tem boas fases e fases ruins. A fase ruim é quando ele é demitido. A fase boa é quando ele conquista vitórias, ele conquista títulos. Para mim está sendo um título essa Copa do Mundo. Porque nós estamos enfrentando os melhores times do mundo. Hoje, o Fluminense é um dos quatro melhores do mundo. E enfrentamos as potências do futebol mundial. Muita gente não acreditava. E hoje a gente está levando o futebol brasileiro no mais alto nível possível.”, disse Renato Gaúcho, ao GE.
Até pouco tempo, o Flamengo, o Botafogo e o Palmeiras também vinham jogando bem. Então a gente está resgatando, digamos assim, no mundo a credibilidade do futebol brasileiro. Porque o Fluminense vem fazendo uma coisa muito bonita. É como se fosse um título. A gente sabe que tem uma semifinal pela frente. Mas, por tudo que a gente vem fazendo, eu tenho certeza que a nossa torcida está bastante orgulhosa e tem que ficar por tudo que o Fluminense vem fazendo.”, acrescentou.
Prioridade no Fluminense
Durante a época em que não venceu títulos de peso, Renato Gaúcho foi julgado como um técnico sem repertório tático. Calando os críticos através de vitórias históricas, o treinador aproveitou para rebater os “engenheiros de obra pronta”. Neste cenário, houve uma explicação que, apenas nos bastidores do Fluminense, questões mais aprofundadas ligadas ao esquema são tratadas.
“Muita gente fala, porque o Renato não fala de parte tática nas entrevistas, mas com todo o respeito a você, eu não tenho que falar de parte tática com você, jornalista. Tenho que falar de parte tática com os meus jogadores, é com eles que eu tenho que falar. Até porque eu poderia perguntar assim, será que todos os jornalistas entendem a parte tática?”, questionou.
“Tem muitos que eu costumo chamar de engenheiro de obra pronta. ‘Ah, fez o esquema, deu certo, não é bom, o esquema foi muito bom, ele treinou, esse era o esquema’. Aí quando monta o esquema e não ganha, ‘ah, fez mal, não entende, estragou, o esquema não foi bom’. Aí o engenheiro de obra pronta, ganha é bom, perdeu é ruim. Então eu costumo falar muito de parte tática, eu procuro falar principalmente quando eu estou com o meu grupo no vídeo e depois um campo com eles. É com o meu grupo, pelo menos, esse é o meu pensamento, na minha cabeça, é com o meu grupo que eu tenho que falar de parte tática.”, concluiu.
Renato Gaúcho exalta capacidade dos jogadores
Ciente do nível dos atletas que tem à disposição, Renato Gaúcho vê um enorme potencial de adaptação. Por conta disso, o privilégio de contar com Thiago Silva, Fábio, Cano e outros nomes experientes é um trunfo para os ajustes táticos feitos antes, durante e depois das partidas do Mundial.
“Os jogadores são inteligentes, assimilaram bem esse esquema, apesar do pouco tempo que a gente está tendo para treinar, mas eu converso muito com eles no vídeo. E o pouco tempo que a gente tem de treinamento, eu vou para parte tática e no campo. E aí é fundamental que o jogador entenda justamente da maneira que a gente vai jogar. Eles assumiram bem os nossos esquemas, tem dado certo. Como eu falei, hoje o Fluminense está entre os quatro melhores times.”, indicou.
Com informações de Bruno Romão do Portal Torcedores.com