O levantamento da Paraná Pesquisas apresenta empate técnico entre Lula e Bolsonaro dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
O Paraná Pesquisas foi o instituto que menos errou em relação aos votos de Bolsonaro no 1º turno. Considerando o resultado da eleição no 1º turno, enquanto os demais institutos registraram de 15 a 8 pontos percentuais a menos para o presidente Bolsonaro, o Paraná errou em apenas 3 pontos.
Veja o resultado da pesquisa para o 2º turno
O Instituto Paraná Pesquisas coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 51,9% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48,1%.
Este é o primeiro levantamento do Paraná Pesquisas após o resultado do primeiro turno apurado no dia 2 de outubro, ocasião em que Lula teve 48,43% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro.
No cenário desta quinta-feira (13), o petista e o atual presidente estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 8 e 12 de outubro, o levantamento ouviu 2.020 mil pessoas em 162 municípios de todos os estados mais o Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-08438/2022.
Votos totais
No que diz respeito aos votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula aparece com 47,6% contra 44,1% de Bolsonaro. Brancos, nulos e os que não votam em ninguém representam 4,8%, enquanto 3,6% dizem que não sabem em quem votar ou não responderam.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não há uma lista prévia apresentada aos entrevistados, Lula aparece com 42,6% contra 39,2% de Bolsonaro. Brancos, nulos e os que não votam em ninguém representam 5,4%, enquanto 12,8% dizem que não sabem em quem votar ou não responderam.
Com informações do portal Band Eleições