quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioPolíticaPresidente do TSE manda campanha de Lula remover conteúdo que associa Bolsonaro...

Presidente do TSE manda campanha de Lula remover conteúdo que associa Bolsonaro a pedofilia por fala sobre venezuelanas

No argumento da decisão, Alexandre de Moraes, Presidente do TSE, cita fala descontextualizada para atribuir fato grave contra o candidato Jair Bolsonaro.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, determinou neste domingo (16) a remoção, por parte da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de vídeos em que a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que “pintou um clima” entre ele e adolescentes venezuelanas é associada à pedofilia.

Moraes também determinou que a campanha de Lula deve se abster de “promover novas manifestações” imputando a Bolsonaro declarações pedófilas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Citando uma publicação feita pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), Moraes diz que o conteúdo veiculado pela petista sobre a fala de Bolsonaro “se descola da realidade, por meio de inverdades, fazendo uso de recortes e encadeamentos inexistentes de falas gravemente descontextualizadas do Representante, com o intuito de induzir o eleitorado negativamente, diante da autoria de fato grave (pedofilia)”.

“Uma vez apresentado o recorte do vídeo pela Representada [Gleisi], a #bolsonaropedofilo foi prontamente elevada à condição de primeira colocada na rede social, o que comprova a ampla dimensão do conteúdo impugnado”.

Em seguida, Moraes afirma que a divulgação de fato “sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do candidato ao cometimento de crime sexual, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa, na linha da jurisprudência desta Corte, segundo a qual a configuração do ilícito pressupõe ‘ato que, desqualificando pré-candidato, venha a macular sua honra ou a imagem ou divulgue fato sabidamente inverídico'”.

Com informações da Folhapress

Banner fixo de outubro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade