sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaSaiba qual governador se sairia melhor hoje numa disputa contra Lula

Saiba qual governador se sairia melhor hoje numa disputa contra Lula

Paraná Pesquisas testou o potencial eleitoral de Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ratinho Jr., Ronaldo Caiado e Helder Barbalho na disputa com Lula.

Em levantamento recente, O Paraná Pesquisas testou o potencial eleitoral de cinco governadores para avaliar quem teria, neste momento, mais chances de vitória numa eventual disputa pela Presidência da República em 2026 contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá tentar a reeleição. Dos cinco nomes testados, o do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) foi o que se saiu melhor.

Os demais avaliados foram os governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e do Pará, Helder Barbalho (MDB), além de Ciro Gomes (PDT), que governou o Ceará entre os anos de 1991 e 1994 mas hoje não exerce cargo público.

O instituto apresentou esta lista e perguntou em quem o entrevistado votaria se a eleição fosse hoje. Segundo a pesquisa, Tarcísio foi apontado por 17,4% dos entrevistados, seguido apenas por Lula, que obteve 37,%. Ciro Gomes aparece em seguida, com 10,3%.

Ratinho Jr., com 6,2%, puxa a fila dos governadores, seguido de Romeu Zema (5,8%), Ronaldo Caiado (2,1) e Helder Barbalho (1,1).

O Paraná Pesquisas ouviu 2026 eleitores com mais de 16 anos nos 26 Estados e no Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos. A taxa de confiança é de 95%.

Michelle

Ainda que tenha o melhor desempenho entre os cinco governadores avaliados, Tarcísio não supera a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL). Quando testada no lugar dele, a ex-primeira-dama atinge 23%. São 5,6 pontos percentuais a mais que o governador de São Paulo. Neste cenário, Lula tem 37,6%. Ciro aparece com 9,3% e é seguido por Zema (6,5%), Ratinho Jr (5,1%), Caiado (9%) e Helder (0,9%).

Michelle comanda o PL Mulher desde março deste ano, com salário de R$ 41 mil, e é a aposta do partido para atrair o público feminino e evangélico. Ela tem participado de eventos, feito discursos públicos e participado de campanhas publicitárias da legenda.

“Michelle é a candidata do Valdemar (Costa Neto, presidente do PL), mas Tarcísio tem a máquina”, observa o cientista político Rodrigo Prando, professor do Mackenzie. Ele pondera, por outro lado, que contra a ex-primeira-dama pesa o fato de que ela ainda não passou pelo escrutínio público natural de uma campanha e a manifestação do próprio Bolsonaro no sentido de que prefere ver Michelle concorrendo a um cargo no Legislativo.

Sobre Tarcísio, Prando lembra ainda que o governador ainda tem a opção de concorrer à reeleição em São Paulo.

Com informações de Valmar Hupsel Filho da Coluna MAQUIAVEL do portal Veja

NOVO BANNER DA CAMARA DE FEVEREIRO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade