Faltando poucos dias para a realização da 51ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras, um dos mais tradicionais eventos culturais do estado e do país, o secretário municipal de Cultura, Leomax Célio, fala ao RS NOTÍCIA sobre as novidades da programação, estrutura do evento e as expectativas da gestão municipal para esta edição. O 51º Encontro Cultural de Laranjeiras será realizado de 4 a 11 de janeiro, de 2026.
Confira na íntegra a entrevista com o Secretário Municipal de Cultura Leomax Célio falando da 51ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras.
- RS NOTÍCIA – O Encontro Cultural de Laranjeiras chega à sua 51ª edição. Quais são as principais novidades nas áreas de artes cênicas, artes plásticas e dança para este ano?
Leomax – Nesta edição, a programação contará com mais de 100 apresentações folclóricas. Teremos o Espaço de Artes Cênicas no Calçadão, que levará o nome de João Pinheiro, professor e mestre, fundador do Grupo ‘Teatral Menores Unidos’. Lá ocorrerão várias apresentações, principalmente de grupos teatrais. Novos espaços expositivos também ainda serão anunciados.
- RS NOTÍCIA – No campo do folclore, que é uma das marcas do evento, o que o público pode esperar de diferente ou de especial nesta edição?
Leomax – Receberemos duas modalidades de Maracatus, o de Baque Virado que é o Maracatu Estrela Brilhante do Recife-PE, Baque Solto, Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata-PE. Teremos também o Grupo Zambiapungas, de Nilo Peçanha (BA), que é um verdadeiro sucesso, além da presença especial da cultura do Norte do país, com os bois Caprichoso e Garantido, de Parintins, saindo pela primeira vez de seu estado e vindo para Laranjeiras. Isso reafirma que somos o maior Encontro Cultural do Brasil e que esta cidade é referência em culturas populares.
- RS NOTÍCIA – Em relação às oficinas culturais e ao artesanato, há novidades ou ampliação das atividades ofertadas ao público e aos participantes?
Leomax – Com certeza. Vamos contar com 11 oficinas, nos turnos da manhã e da tarde, das mais diversas modalidades das artes. Receberemos também o tradicional artesanato de Carrapicho, que ficará no Casarão dos Rollembergs, ao lado do Espaço João Pinheiro, no Calçadão da Getúlio Vargas.
- RS NOTÍCIA – Uma parte do público que acompanha o Encontro Cultural ao longo dos anos costuma solicitar a presença de shows culturais. A programação deste ano traz novidades nesse segmento?
Leomax – Com toda certeza. O público já pode se preparar para uma grande atração da MPB, que fará show no Palco Dona Lalinha, no sábado, dia 10, à tarde. Aguardem a confirmação nos próximos dias. Teremos também cultura popular no Palco Mundo, como forma de divulgar melhor os nossos grupos e homenageá-los.
- RS NOTÍCIA – Sobre a estrutura do evento, quantos palcos de apresentação estão previstos e como eles estarão distribuídos pela cidade?
Leomax – Teremos o Palco Mundo, na Praça de Eventos; o tradicional Palco Dona Lalinha, na Praça da Matriz; e o Palco Mestre Oscar, na Avenida João Sapateiro.
- RS NOTÍCIA – Quais atrações musicais nacionais já estão confirmadas para a 51ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras?
Leomax – Já divulgamos a cantora Taty Girl, um grande nome do forró atualmente; Tarcísio do Acordeon; e o cantor carioca Dilsinho, que vai nos embalar com seus pagodes românticos. Também teremos o sergipano Devinho Novaes. Durante esta semana, a Prefeitura vai confirmar outros artistas nacionais e os que vão compor o festival de reggae, no domingo, dia 11 de janeiro.
- RS NOTÍCIA – Para finalizar, qual é a expectativa de público da gestão municipal para esta edição do evento e qual a importância do Encontro Cultural para a valorização da cultura local e o fortalecimento do turismo no município?
Leomax – Sem dúvidas, as expectativas são as melhores. A gestão investe pesado em cultura. É uma preocupação do prefeito Juca, que não mede esforços quando se trata de cultura e tradição. Ele é bastante atencioso, acompanha toda a criação da programação de perto, nos bastidores, dá sugestões, e é isso que faz com que o evento seja um sucesso. Sabemos que a cultura é um elemento transgressor e que nos move democraticamente a todo momento. Por isso, o Encontro Cultural, mais uma vez, vai reunir uma mistura de cores, ritmos e pessoas de toda parte do mundo. Quero agradecer ao portal RS NOTÍCIA pelo espaço e dizer que estamos à disposição deste site.
Da Redação do RS NOTÍCIA




