Patrocinador
quarta-feira, novembro 12, 2025
Patrocinador
InícioPolíticaSenador Alessandro Vieira será o relator da CPI do Crime Organizado

Senador Alessandro Vieira será o relator da CPI do Crime Organizado

A CPI do Crime Organizado vai investigar o avanço de facções e milícias no país; Fabiano Contarato será o presidente e Hamilton Mourão o vice.

O Senado Federal instalou, nesta terça-feira (4), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, criada para investigar o crescimento das facções e milícias no Brasil. A comissão terá 120 dias de duração, com possibilidade de prorrogação por mais 60.

O colegiado será presidido pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), terá como vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e como relator o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) — que também é o autor do requerimento que originou a CPI.

Instalação ocorre após operação no Rio de Janeiro

A criação da comissão ocorreu uma semana após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 121 pessoas. O anúncio oficial foi feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), na última quarta-feira (29).

Na sessão de instalação, Contarato foi eleito presidente com seis votos a favor, contra cinco recebidos pelo senador Mourão. A vitória foi vista como um triunfo do governo sobre a oposição, após articulações que garantiram maioria entre os integrantes da comissão.

Foco: o avanço das organizações criminosas

A CPI terá como objetivo principal analisar o crescimento das facções e milícias em diferentes estados do país, além de propor medidas legislativas e estruturais para o enfrentamento ao crime organizado.

De acordo com o requerimento apresentado por Alessandro Vieira, os trabalhos também vão avaliar a atuação de agentes públicos e possíveis conexões políticas com organizações criminosas.

Senador Alessandro Vieira será o relator da CPI do Crime Organizado

Quem é o presidente da CPI, Fabiano Contarato

O senador Fabiano Contarato é advogado, professor de Direito e delegado da Polícia Civil do Espírito Santo por 27 anos. É mestre em Sociologia Política, especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal.

>“Assumo esta Presidência com senso de urgência e responsabilidade. Nosso papel é avançar na construção de soluções. A segurança pública se tornou a principal preocupação da população brasileira, que vê seus direitos sendo violados diariamente. O Estado tem o dever de reagir, e essa reação passa por mudanças estruturais na legislação e no modelo atual de combate ao crime”, afirmou o senador.

Trabalhos da comissão começam com foco técnico e apartidário

Contarato destacou que a CPI deve atuar com independência e responsabilidade, evitando disputas políticas.

>“Essa não deve ser uma CPI de esquerda ou de direita. O que o povo brasileiro espera de nós é altivez, seriedade e compromisso com o bem mais precioso que deve ser protegido: a vida. Precisamos virar a página deste modelo de segurança pública que é marcado pelo improviso e pela falta de coordenação nacional”, disse.

Perfil do relator: Alessandro Vieira

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que será o relator da CPI, é conhecido por sua atuação em temas ligados à segurança pública e ao combate à corrupção. Ex-delegado de Polícia Civil e integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Vieira tem histórico de pautas voltadas à transparência e à responsabilidade institucional.

Como relator, caberá a ele organizar as linhas de investigação, propor convocações e diligências, além de redigir o relatório final da comissão, que poderá sugerir mudanças legislativas e encaminhamentos ao Ministério Público.

Da Redação do RSNOTÍCIA com informações do PORTAL Jovem Pan

LEIA TAMBÉM: Juca planeja aprimorar ainda mais a segurança pública em Laranjeiras

PUBLICIDADE DE NOVEMBRO DA CÂMARA DE LARANJEIRAS

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade