A previsão de chuvas foi emitida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semac), por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas.
A previsão do tempo para esta quinta-feira, 1º de junho, até a sexta-feira, 2, é de chuvas moderadas a intensas. De acordo com o alerta emitido nesta quarta-feira, 31, pela Secretaria de Meio Ambiente (Semac), por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas, há grande probabilidade das precipitações atingirem as regiões do Litoral e Agreste sergipano.
Segundo a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, diante das análises, as chuvas volumosas não serão persistentes, isso porque o ciclone extratropical que está atuando sobre o Oceano Atlântico não ficará alinhado com o litoral nordestino, bem como não deve atuar como condição de bloqueio e a Oscilação Madden-Julian não deverá favorecer a atividade convectiva.
“A previsão é de precipitações de intensidade moderada a intensa na região do Litoral e Agreste, iniciando no dia 1/06/2023 até 2/06/2023, diante disso, com possibilidade do acumulado de chuva variar de 50 a 100 mm, com grande chance de ultrapassar 100 mm na região litorânea”, explicou a meteorologista Wanda Tathyana.
LEIA TAMBÉM: Juca passa bem após cirurgia de cateterismo
Ainda de acordo com a meterologista, a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados significativos para as regiões do Litoral e Agreste sergipano, apresentando altos riscos em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos. “Há risco também de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Sergipe. A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento”, informou.
Alerta
Diante da previsão meteorológica para chuva com intensidade de moderada a forte, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu, no final da tarde desta quarta-feira, 31, um alerta para as próximas 24h. O aviso foi encaminhado através do Serviço de Alerta por SMS 40199 aos mais de 54 mil números telefônicos cadastrados.
Fonte: ASN e PMA