No acidente aéreo, ocorrido na Coreia do Sul, aeronave colidiu com a parede no Aeroporto Internacional de Muan.
O muro no Aeroporto Internacional de Muan, no qual o avião sul-coreano bateu, não deveria estar “em nenhum lugar perto da pista”, afirmou Geoffrey Thomas, especialista da indústria da aviação à Reuters neste domingo (29).
Até o momento 179 pessoas morreram no acidente aéreo mais mortal da história da Coreia do Sul, quando uma aeronave fez um pouso forçado e saiu da pista, explodindo ao bater em um muro.
“Eu diria que é totalmente contra os padrões internacionais ter aquele muro ali”, explicou o comentarista.
A aparente ausência de trem de pouso, o momento do pouso de barriga do Boeing BA.N 737-800 bimotor no Aeroporto Internacional de Muan e os relatos de uma possível colisão com pássaros levantaram questões que ainda não puderam ser respondidas.
Autoridades sul-coreanas disseram estar investigando a causa do acidente, incluindo uma possível colisão com pássaros, que matou quase todas as 181 pessoas na aeronave.
“Uma colisão com pássaros não é incomum. Problemas com um trem de pouso não são incomuns. Sim, eles acontecem de tempos em tempos”, expressou Thomas.
Ainda segundo o especialista, colisões com pássaros acontecem “com muito mais frequência, mas normalmente não causam a perda de um avião por si só. Agora, veja, a situação da cabine é algo sobre o qual simplesmente não sabemos nada até que consigamos recuperar o gravador de voz”.
O voo 7C2216 da Jeju Air 089590.KS, chegando da capital tailandesa Bangkok com 175 passageiros e seis tripulantes a bordo, estava tentando pousar pouco depois das 9h (horário local) no aeroporto no sul do país, relatou o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul.
Duas pessoas, ambas tripulantes, foram resgatadas.
Pior acidente aéreo em décadas
É o acidente aéreo mais mortal já ocorrido em solo sul-coreano, e o pior envolvendo uma companhia aérea sul-coreana em quase três décadas, de acordo com dados do ministério.
O Boeing 737-800 bimotor foi visto em vídeo transmitido pela mídia local derrapando na pista sem trem de pouso aparente antes de bater em uma parede em uma explosão de chamas e destroços.
Outras fotos mostraram fumaça e fogo surgindo de partes do avião.
Fonte: Lisa Barrington e Vitalii Yalahuzian da Agência Reuters
LEIA TAMBÉM: Funcap divulga programação do Simpósio da 50ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras