Governador de São Paulo usa metáfora empresarial para dizer que mudança na Presidência faria o país voltar a crescer.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou nesta segunda-feira uma crítica indireta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao afirmar que o Brasil “volta a funcionar” caso “troque o CEO”. A declaração foi feita em suas redes sociais e acompanhada de um vídeo em que ele repete o argumento durante um evento público.
“Troca o CEO que o Brasil volta a funcionar”, escreveu Tarcísio na plataforma X. No vídeo, o governador reforça a metáfora empresarial e afirma que “tem que demitir o CEO” para que o país recupere dinamismo e credibilidade internacional. Sem mencionar Lula diretamente, Tarcísio argumenta que “o mundo precisa de um parceiro confiável”.
Durante sua fala, o governador também destacou a importância da inteligência artificial para impulsionar a eficiência do setor público. Segundo ele, o país possui “capacidade brutal de liberar processos, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços”, mas isso dependeria de “política pública adequada”.
Tarcísio é frequentemente citado por aliados e setores do mercado como possível candidato à Presidência em 2026, embora, publicamente, reafirme a intenção de disputar a reeleição ao governo paulista.
A publicação do governador gerou reação imediata entre parlamentares do PT. O líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que Tarcísio “reproduz a lógica empresarial com que enxerga o Brasil”. O deputado criticou ainda o governo paulista ao mencionar o PL Antifacção e a atuação do secretário Guilherme Derrite em Brasília, alegando tentativa de “sabotar” o projeto.
Texto Exclusivo da Redação do RS NOTÍCIA
CLIQUE AQUI E VEJA A PUBLICAÇÃO DO GOVERNADOR TARCÍSIO DE FREITAS NO X, ANTIGO TWITTER!



