Patrocinador
terça-feira, outubro 14, 2025
Patrocinador
InícioPolíticaTemer diz que fala de Lula sobre golpismo é inapropriada e prejudica...

Temer diz que fala de Lula sobre golpismo é inapropriada e prejudica a imagem do país

Temer diz que ‘não será abusado’, ameaça ‘falar umas verdades sobre o que o PT fez e não fez’ e diz que sabe lidar com bandido: ‘Já fui secretário de Segurança Pública’

Após ser chamado de golpista por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Michel Temer voltou a se pronunciar sobre a fala durante entrevista para a Rádio Band News, nesta quinta-feira, 26. O cacique do MDB afirmou que o atual presidente já havia falado em vários momentos sobre golpismo durante a campanha presidencial, mas preferiu ignorar. Com a insistência sobre o tema, Temer agora dá uma dura resposta à acusação do petista, diz que “não será abusado” e, de acordo com a rádio, ameaça “falar umas verdades sobre o que o PT fez e não fez”.

“Não é de bom tom que um presidente da República vá para outro país falar mal de ex-presidentes. Aliás, nem deve tratar de assuntos internos quando vai ao exterior. Com isso, ele prejudica a própria imagem do país. Supra não ser elegante, é inapropriado para um chefe de Estado que vai em outro país para falar mal do país ou dos ex-dirigentes do seu país”, avaliou. Sem citar o nome de Lula, o emedebista lembrou que já foi secretário de Segurança Pública (em São Paulo, três vezes entre 1986 e 1993) e, portanto, “sei lidar com bandidos”.

Para Temer, as críticas “fazem parte do jogo político”, mas levar o tema para o estrangeiro passa do limite. Além disso, o ex-presidente voltou a repetir os argumentos utilizados em nota publicada na quarta-feira, 25, em que rebate as falas do petista. No texto ele diz que Lula insiste em “manter os pés no palanque e os olhos no retrovisor”, numa tentativa de “reescrever a história por meio de narrativas ideológicas”. “Eu jamais usei de palavras agressivas, ao contrário, sempre preguei uma certa conciliação do país, uma certa paz. Eu não vejo, lamentavelmente, o presidente fazendo isso. Eu esperei muito tempo para dizer agora basta, agora chega. É insuportável que se fale em golpismo em um governo que, na verdade, naquela oportunidade, recuperou o país de uma crise enorme”, defendeu.

A série de declarações vem após a fala de Lula nesta quarta-feira, 25, no Uruguai e ao lado do mandatário local, Luis Lacalle Pou, em que o petista comentou sobre a situação do país pós-saída do Partido dos Trabalhadores do poder — ele afirmou ter assumido um país “semidestruído”. “Quando deixamos a Presidência o Brasil era a sexta economia do mundo, agora voltamos e o Brasil é a 13ª. Isso significa que tudo que fiz de política social durante 13 anos de governo foi destruído em sete anos. Três do golpista Michel Temer e quatro do governo Bolsonaro“.

A manifestação presidencial não foi bem recebida por integrantes do Congresso, e o petista pode, inclusive, ser alvo de um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados. O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) criticou a fala do presidente e afirmou que seu posicionamento “atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal” — já que o afastamento de Dilma Rousseff foi chancelado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal, enquanto representantes do Legislativo, e pelo Supremo Tribunal Federal, enquanto instância máxima do Judiciário. A situação que por si só impõe a abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de responsabilidade”, defendeu o parlamentar.

A acusação de Lula também contrapõe seu posicionamento durante a cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 16 de agosto de 2022. Na ocasião, Lula e Temer sentaram-se lado a lado e, antes do início das etapas cerimoniais, foram flagrados pelas câmeras conversando durante alguns minutos ao pé do ouvido. A imagem também foi compartilhada por Temer nas redes como forma de expor o atual presidente da República. De acordo com a BandNews, o ex-presidente disse que Lula deve lhe agradecer pela indicação de Moraes ao STF.

As informações e fotos são do portal Jovem Pan

MATÉRIA FIXA DA CÂMARA DE JANEIRO DE 2023

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade