Na avaliação da população local e dos turistas, o XLIX Encontro Cultural de Laranjeiras foi maravilhoso, provocando nos participantes aquele gostinho de quero mais.
Iniciado na última terça-feira, 2, com parte das exposições e as oficinas, a edição de número 49 do encontro cultural de Laranjeiras conseguiu atrair grande participação do público local, assim como do externo, dos demais municípios sergipanos e de tantos outros estados e até mesmo de outros de países. Com uma programação recheada de grupos folclóricos, de dança, de teatro, exposições de artes plásticas, artesanatos, violeiros, shows musicais de vários artistas e bandas, filarmônicas e fanfarras, grupos de capoeira e a tradicional religiosidade.
A festa cultural que já está na agenda de muitos brasileiros foi realizada entre os dias 02 a 07 de janeiro. Com a promoção da Prefeitura de Laranjeiras, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Contando com apoio do Governo do Estado e o patrocínio do Banese. O evento contou com a participação de grupos folclóricos dos estados da Bahia e de Pernambuco, além de vários outros do estado de Sergipe e de todos os grupos folclóricos locais.
Durante os seis dias de realização da festa o público apreciou todas as atrações. O teatro no adro da Igreja Matriz (Palco Mestre Deca), os grupos de dança e os shows musicais no palco Dona Lalinha, os artistas que se apresentaram no palco Mestre Oscar, na Arena Musical do Quaresma, os grupos folclóricos pelas ruas da cidade, o artesanato, as exposições e as oficinas, o encontro de filarmônicas e fanfarras, os grupos de capoeira e os grandiosos shows realizados na Praça de Eventos do PEC Éder Leite; com destaque para a bela apresentação da Banda Pressão.
Tudo foi maravilhoso, a gestão municipal comandada pelo prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca) está de parabéns por mais uma excelente realização do Encontro Cultural.
Já o simpósio que é realizado pelo Governo do Estado através da FUNCAP, transcorreu normalmente. Sendo iniciado na quinta, 4, e finalizado no sábado, 6. Quando foi definido o tema para o próximo simpósio: ISSO TUDO LOUVOR, ISSO TUDO É LOUVAR! O tema que foi debatido este ano de 2023 foi NARRATIVAS ORAIS E IMAGÉTICAS DAS CULTURAS POPULARES: REGISTROS E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Para o secretário Plácido Lira a 49ª edição do encontro cultural atingiu o objetivo planejado pelos organizadores. “Mais uma vez chegamos ao final do evento com a sensação do dever cumprido. Recebemos inúmeros elogios de turistas e de tantas pessoas da comunidade declarando terem gostado bastante da festa e que no ano que vem estarão aqui novamente. O reconhecimento do público é o maior retorno para quem realiza um evento desse porte”, destacou Plácido.
Por sua vez, o secretário executivo Leomax Célio ficou encantado com o sucesso das apresentações locais e principalmente do festival de música que todos os anos atraem grande participação do publico local. O que chamou a atenção de Leomax foi também o sucesso do show de Eliana Ribeiro fechando a programação do evento. “O público gostou dessa forma de finalizar o Encontro Cultural, com o momento especial de agradecimento à Deus”, destacou Leomax.
“Nossa Cidade está de parabéns com mais uma realização de absoluto sucesso do Encontro Cultural, foram dias de maravilhosas apresentações culturais de todos os eixos, justificando sermos a Capital do Folclore Brasileiro. Agradeço aos secretários Plácido e Leomax e também a todos os demais que ajudaram de forma direta e indiretamente na realização da festa. Agradeço principalmente à Deus pelo sucesso da Festa”, declara Juca.
Na Praça de Eventos o público foi ao delírio com as atrações musicais, principalmente com os shows de Unha Pintada na sexta e Calcinha Preta no sábado, arrastando multidões. Que venha o 50º Encontro Cultural!
Da Redação do RS NOTÍCIA e Foto de Iclis