Abertura reuniu autoridades, representantes da cultura popular e destacou o papel da tradição, da preservação cultural e do turismo para o desenvolvimento de Sergipe.
A Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Laranjeiras, sediou na noite desta quarta-feira (7) a abertura do 51º Simpósio do Encontro Cultural, evento que integra a programação do tradicional Encontro Cultural de Laranjeiras e segue até o próximo sábado.
A cerimônia de abertura reuniu importantes representantes da cultura popular sergipana, como Neilton do São Gonçalo, Dona Nadir e Zé Rolinha, além de autoridades políticas e gestores culturais. Estiveram presentes o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, o secretário de Estado da Cultura, Valadares Filho, o vice-prefeito de Laranjeiras, Luciano dos Santos, o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Gustavo Paixão, e o secretário municipal de Cultura, Leomax Célio.
Durante seu pronunciamento, Zezinho Sobral destacou a importância da cultura e do turismo como vetores de desenvolvimento econômico e social para Sergipe, reforçando o compromisso do governador Fábio Mitidieri com esses setores. Segundo ele, Laranjeiras é um exemplo concreto desse investimento contínuo. “Cultura e turismo são instrumentos de desenvolvimento para o estado de Sergipe. Laranjeiras reflete esse compromisso e o Encontro Cultural, que chega à sua 51ª edição, reafirma essa tradição”, afirmou.
O secretário estadual da Cultura, Valadares Filho, ressaltou o empenho da gestão na preservação da identidade cultural sergipana. Ele destacou que Laranjeiras simboliza esse compromisso e classificou o evento como o maior encontro cultural do Brasil, fruto de uma parceria sólida entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Laranjeiras.
Já o vice-prefeito Luciano dos Santos enfatizou o papel do evento na manutenção da identidade local. De acordo com ele, o Encontro Cultural é fundamental para preservar as tradições do município, que vive intensamente a cultura popular ao longo de todo o ano por meio de políticas públicas voltadas ao setor.
O secretário municipal de Cultura, Leomax Célio, agradeceu o esforço coletivo que possibilita a realização do evento. Ele destacou o trabalho da gestão municipal, o apoio do prefeito Juca, do governador Fábio Mitidieri, dos patrocinadores, brincantes e equipes envolvidas. “Realizar um encontro cultural é um ato de doação em prol da riqueza cultural de Laranjeiras. O resultado de todo esse trabalho é extremamente gratificante”, afirmou.
O 51º Simpósio do Encontro Cultural integra a programação do Encontro Cultural de Laranjeiras e promove uma imersão nas tradições do município, com atividades como palestras, debates, apresentações de grupos folclóricos e discussões voltadas à preservação e valorização da cultura popular sergipana.
Da Redação do RS NOTÍCIA
*Com informações da Release Comunicação/ASCOM PML.



