A 8ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nessa quarta-feira , 29, pelo Conselho de Saúde local e a Prefeitura de Laranjeiras através da Secretaria de Saúde.
Representantes de entidades de classe, sociedade civil, trabalhadores da saúde do município, prestadores do SUS, representantes do Conselho Estadual de Saúde/Sergipe e outros participaram nesta quarta-feira, 29, da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população e suas necessidades, a estrutura da Rede de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho existentes e trazer propostas para nortear diretrizes que subsidiarão a execução das ações de Saúde no município para os próximos anos. Confira as fotos;
Nesta edição, o tema central foi “Garantir e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, mas também foram discutidos eixos temáticos importantes; eixo I – o Brasil que temos. o Brasil que queremos. No eixo II – o papel do controle social e dos movimentos sociais; eixo III – garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e eixo IV – amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
A participação da comunidade nesse momento é unânime na concepção da estratégia de controle social do Sistema Único de Saúde – SUS, para organização e gestão da formulação e execução da Política de Saúde do Brasil. O SUS é a maior política pública de inclusão social, fruto de uma mobilização de toda sociedade e garante a saúde enquanto direito de todos
“Na conferência, os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para eleição de prioridades políticas que representem o SUS”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Gabriela Carvalho.
Com informações da Midiando Comunicação/ASCOM PML