Nadir é conhecida por sua energia vibrante e por integrar o grupo Samba de Pareia, cantando e dançando esse tipo de samba muito peculiar e original.
A cantora e compositora sergipana, mestre quilombola de cultura popular do povoado Mussuca, em Laranjeiras (SE) e guardiã de tradições centenárias herdadas dos seus antepassados africanos, Nadir da Mussuca, lança, nesta sexta-feira, dia 08, Dia Internacional da Mulher, o single e videoclipe da música Estrela D’Alva, que integra o álbum sobre sua vida e obra, que será lançado em breve em todas as plataformas digitais.
Dona Nadir é conhecida por sua energia vibrante e por integrar o grupo Samba de Pareia, cantando e dançando esse tipo de samba muito peculiar e original. De acordo com o produtor do álbum “Nadir da Mussuca”, Dudu Prudente, “Estrela D’Alva”, a música de abertura, foi escolhida para ser lançada como single porque, além de ter uma linda melodia, representa a anunciação de um novo dia. “Nadir conta que o seu pai cantava essa música ao nascer do sol, quando avistava o planeta Vênus, que é a própria Estrela D’Alva no céu. É o romper do dia, também cantado na letra da música”.
Tal como a estrela, Nadir desponta no horizonte para novos públicos através desses registros que serão lançados em breve. A canção inicia com um canto ao Orixá Xangô, divindade africana cultuada pelas religiões afro-brasileiras.
“O clipe é uma montagem com imagens que gravamos na Mussuca com Nadir, a comunidade e o grupo samba de pareia. Assim como o single, todo o álbum é construído com vozes e percussão, procurando traduzir a energia e o universo musical de Nadir que me tocou profundamente, desde o primeiro contato que tive com ela em 2006, através da minha amizade com Pedrinho Mendonça”, disse.
Segundo ele, o projeto foi iniciado em 2018, com uma vasta pesquisa de repertório e um cuidadoso processo de gravação dos instrumentos percussivos, das vozes, edições e mixagem. A iniciativa para os registros audiovisuais que compõem a gravação do single e do álbum sobre a vida e obra de Dona Nadir foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc de 2020, pela FUNCAP-SE. O clipe estará disponível no canal oficial do Youtube de Dona Nadir e o single em todas as plataformas digitais.
Ficha Técnica – Clipe “Estrela D’alva”
Realização, direção artística e produção musical – Dudu Prudente
Coprodução e direção de percussão: Pedrinho Mendonça
Imagens – Edu Freire, Luan Allen, Aquiles Castro, Raphael Borges
Montagem – Luan Allen e Raphael Borges
Direção de Imagens – Raphael Borges
Assistente de Câmera – Nicole Donato
Som direto – Ricardo Ramos
Steel Fotográfico – Melissa Warwick
Fotos das gravações extras na Mussuca – Elise Paternostre
Produção Executiva e Logística – Ana Paula Salmeron e Kamila Colesanti
Assessoria de Imprensa – Díjna Torres
Assessoria digital: Francielle Nonato
Arte gráfica: Raphael Borges e Dudu Prudente
Ilustrações: Larissa Vieira
Músicos participantes – Grupo Samba de Pareia – Maria José dos Santos, Carmelita
Bispo dos Santos, Acrísio Paulo dos Santos (Mangueira), Maria Luiza dos Santos, Maria
Ednilde dos Santos, Maria José dos Santos (Cecé); Pedrinho Mendonça; Dudu Prudente; Patricia Polayne; Jaque Barroso e Moreno.
Com informações da Assessoria de Imprensa