Com greve dos professores, retomada das aulas presenciais da rede estadual não acontece nesta segunda, 10. A rede privada continua com o retorno. Já as redes municipais dependem da gestão de cada cidade.
Está marcado o retorno das aulas presenciais da rede pública e privada para esta segunda-feira, 10, para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Entretanto, devido o anúncio da greve dos professores da rede estadual, apenas as escolas particulares e da rede municipal devem voltar.
A Secretaria Estadual de Educação informou que o total de escolas estaduais são 111, nos 75 municípios sergipanos. Nesse retorno, a rede pública tem cerca de 88 mil alunos, sendo 5004 da rede estadual e 83 mil nas escolas municipais.
Com a greve dos professores, a rede estadual não retorna presencialmente nesta segunda. Já a volta das escolas da rede municipal fica a critério de cada gestor da cidade. Em São Cristóvão, por exemplo, o retorno foi adiado para o .dia 7 de junho, como anunciado pelo prefeito Marcos Santana nas redes sociais. Ainda de acordo com os representantes dos municípios, grande parte dos prefeitos preferiram pelo não retorno até que haja a vacinação completa dos professores.
Greve professores
No dia 10, o sindicato dos professores de Sergipe vai fazer um ato em frente a Seduc, contra o retorno das aulas presenciais. De acordo com os profissionais da educação, é preciso a vacinação dos docentes para que a volta às aulas aconteça.
“Voltar às salas de aula sem que haja nenhuma condição de segurança (vacina, testagem e escolas adaptadas) é uma sentença de morte para os professores, estudantes, funcionários de escola e às suas famílias, por isso decidimos entrar em greve, essa é uma greve pela vida”, afirma a presidente do Sintese, Ivonete Cruz.
Com informações da ASN e do portal A8 SE.